Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado neste sábado

09/08/2014

Celebração

Censo Demográfico 2010 revelou que o Brasil possui 817.963 mil indígenas, representando 305 diferentes etnias. Foram registradas 274 línguas indígenas

Neste dia 9 de agosto, o mundo celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Comemorada há 15 anos, a data, criada com o empenho e a participação de indígenas de várias partes do mundo, é fruto de uma conquista para a visibilidade internacional necessária para a defesa da integridade física e cultural que circundam esses povos.



Ashaninka – O Poder da Beleza



Em celebração à data, o Museu do Índio, em parceria com a Unesco no Brasil realiza no Rio de Janeiro (RJ), a partir deste sábado (9), a exposição ‘Ashaninka – O Poder da Beleza’. A mostra ocorre no Espaço Museu das Aldeias/Museu do Índio, em Botafogo. A quarta edição do Programa Índio é dedicada aos Ashaninka, povo que habita a região de fronteira entre o Brasil e o Peru no estado do Acre (AC).

A exposição ‘Ashaninka, O Poder da Beleza’ revela, a partir de mitos, fotos e objetos de uso ritual e cotidiano, os dois grandes eixos a partir dos quais gira a cosmovisão do povo Ashaninka: a procura pela imortalidade e a fragilidade do amor.

Além da exposição, nos dias 9 e 10 de agosto, sábado e domingo, sempre às 16 horas, o público terá a oportunidade de conversar com os próprios Ashaninka, que estarão no Museu do Índio para falar sobre suas tradições e seu modo de vida nas aldeias.



https://www.youtube.com/watch?v=70H6hlzSV3o&feature=youtu.be&list=UUWjEoTAUV1LeFl4GwImKlMg

Print Friendly, PDF & Email