Descubra o Ruralômetro 2022: ferramenta ajuda a escolher deputados

18/08/2022

Fonte:https://ruralometro2022.reporterbrasil.org.br/

Ruralômetro: O termômetro mede a atuação dos deputados federais no período 2019-2022 em temas como meio ambiente, indígenas e trabalhadores rurais. Quanto mais alta a temperatura, maior a boiada que o parlamentar deixou passar.

 

https://ruralometro2022.reporterbrasil.org.br/

 

O QUE É O RURALÔMETRO

O Ruralômetro é um banco de dados e uma ferramenta interativa que avalia a atuação dos deputados federais nas questões ligadas ao meio ambiente, trabalhadores rurais, povos indígenas e outras comunidades tradicionais. Nesta segunda edição do projeto, são avaliados os parlamentares que tomaram posse no início de 2019. Desenvolvida pela Repórter Brasil com uma equipe multidisciplinar, a ferramenta usa duas bases de dados para pontuar os parlamentares: seu posicionamento na votação de projetos de lei e medidas provisórias que apresentam algum impacto socioambiental e as proposições apresentadas por cada um nesta legislatura.

Foram convidadas para avaliar o mérito de cada proposta 22 organizações não-governamentais. Elas classificaram os projetos votados e apresentados como favoráveis ou desfavoráveis para o meio ambiente e as populações do campo. Todas são referência nas áreas em que atuam e executaram a tarefa voluntariamente – motivo pelo qual este projeto lhes deve sinceros agradecimentos. São elas:

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib)Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra)Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj)Comissão Pastoral da Terra (CPT)Comissão Pró-Índio de São PauloConectas Direitos HumanosConfederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar)Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag)Conselho Indigenista Missionário (Cimi)Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase)Greenpeace BrasilInstituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA)Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS)Instituto Socioambiental (ISA)International RiversKOINONIA Presença Ecumênica e ServiçoMovimento dos Atingidos por Barragens (MAB)Observatório da MineraçãoObservatório do ClimaObservatório do Código Florestal e WWF Brasil.

Cada deputado ganhou uma pontuação individual, que leva em conta os projetos que ele votou ou propôs. Essa pontuação foi aplicada à escala de temperatura corporal humana: quanto mais projetos com impacto negativo o deputado votou ou propôs, mais alta é sua temperatura, podendo chegar a níveis de febre.

A escala varia entre 36ºC e 42ºC. A temperatura de 37,3ºC é considerada neutra. Valores menores que esse indicam os parlamentares que tiveram uma atuação dentro da Câmara considerada favorável na temática socioambiental. Acima dessa temperatura, o desempenho foi desfavorável.

Além do cálculo da temperatura, o Ruralômetro reúne outros dados que podem influenciar a atuação política do parlamentar ou que são de interesse público, como as infrações ambientais e trabalhistas que ele e seus financiadores cometeram. Essas e outras informações adicionais são mostradas no gráfico por meio de filtros de visualização (leia mais sobre os filtros abaixo).

O Ruralômetro também possui páginas que apresentam as seleções de 28 votações nominais ocorridas na Câmara e de quase 500 propostas apresentadas pelos deputados na atual legislatura e que têm impacto no campo socioambiental. Além disso, o site traz ainda uma série de reportagens analisando os dados recolhidos.

Ao revelar e cruzar essas informações, o Ruralômetro faz um raio-x da atuação da Câmara no atual governo e oferece uma ferramenta de pesquisa para a campanha eleitoral de 2022, já que muitos desses parlamentares concorrerão à reeleição ou a outros cargos no pleito deste ano.

Print Friendly, PDF & Email