Cerrado degradação

Uma das áreas de maior biodiversidade do mundo e fonte de grande parte dos estoques de água do Brasil, o bioma Cerrado pode entrar em colapso nas próximas três décadas caso o agronegócio continue avançando sobre seu terreno. Essa é a principal conclusão de um estudo recém-publicado na revista Global Change Biology por um grupo de pesquisadores brasileiros. Eles pesquisaram como a conversão da vegetação nativa em lavouras está acelerando a mudança do clima em um bioma que já teve quase metade de sua área transformada em plantações de soja, milho e algodão e pasto para gado.

De acordo com o estudo, o crescimento da atividade agropecuária nas últimas décadas resultou em um Cerrado mais seco e quente. Entre 1961 e 2019, a temperatura máxima média aumentou 2,24°C, com picos de 4°C no auge da temporada seca, em outubro. Se essa tendência persistir, a temperatura será 6°C mais alta em 2050 em comparação com 1961.

A mudança climática em si já teria esse efeito na região, mas a transformação do Cerrado em lavoura e pasto está intensificando esse processo, o que está tendo efeito sobre os ciclos naturais do bioma. Por exemplo, nos meses de seca, as árvores do Cerrado usam suas raízes profundas para captar água de aquíferos até 15 metros debaixo da terra, o que permite às plantas continuar realizando fotossíntese e liberando água na atmosfera. Sem essas árvores, o processo fica interrompido, afetando a disponibilidade de água e a temperatura do solo. Se isso continuar, o bioma pode sofrer com um efeito-cascata de degradação ambiental, resultando em seu colapso ecossistêmico.

Mongabay deu mais detalhes sobre o estudo.

 

Leia mais sobre desmatamento no Cerrado no ClimaInfo aqui.

 

Print Friendly, PDF & Email