De 21 a 25/05 inscrição para Voluntariado em Ciências Humanas – Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas em Belo Horizonte

22/05/2018

RESUMO DA CHAMADA:

Período de inscrição: 21/05 à 25/05.
Local de atuação: Belo Horizonte, MG.
Carga Horária: Intermitente (a ser negociado mediante disponibilidade).
Início das atividades: 27/05.
Número de vagas disponíveis: 15.

Resumo das atividades: Aplicar questionários que servirão para melhor compreensão das demandas de famílias em Luta por moradia; dar suporte ao processamento dos dados coletados; dar suporte à produção de relatório a partir dos dados levantados; acompanhar o desenvolvimento de projetos de moradia e desenvolvimento social; colaborar para o desenvolvimento e planejamento de nossas políticas no campo habitacional, urbano e de moradia.

CONVOCATÓRIA:

O Movimento de Luta nos Bairros,Vilas e Favelas (MLB) é um movimento social nacional que luta pela reforma urbana e pelo direito humano de morar dignamente. Formado por milhares de famílias sem-teto vítimas da ação predatória da especulação fundiária e imobiliária, temos quase 20 anos de atuação em 17 estados do Brasil. Acreditamos que a reforma urbana é um meio, um instrumento; ela faz parte da luta maior da classe trabalhadora para construir uma sociedade diferente, com igualdade, dignidade e direitos para todos: a sociedade socialista. Para o MLB, a luta pela moradia é o motor principal da luta pela reforma urbana, pois através dela conseguimos mobilizar milhares de pessoas, pressionar os governos e chamar a atenção para os problemas enfrentados pelo povo pobre nas grandes cidades.

Nossa Luta se constrói em várias trincheiras: nas ruas, nos bairros, nos terrenos abandonados, nos prédios vazios e também no acúmulo diário de um saber auto-construído capaz de qualificar e ajudar a direcionar nossos trabalhos. Por isso, é fundamental a participação de toda uma rede de aliadas e aliados ligados às universidades, escolas e centros populares de educação dispostos a contribuir para a construção de um mundo mais justo. Assim, esse chamado para voluntariado nas áreas das ciências humanas pretende aproximar estudantes, pesquisadoras, pesquisadores, professoras, professores e profissionais das Ciências Sociais, Antropologia, Ciências Socioambientais, Serviço Social, Psicologia, Geografia e História que queiram conhecer mais o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas e que tenham interesse em contribuir com nosso trabalho em diferentes frentes.

Na cidade de Belo Horizonte (MG), um dos berços de nosso movimento, coordenamos e participamos da Luta de diversas Ocupações da Região Metropolitana. Entre elas, destacam-se as Ocupações Eliana Silva (fundada no barreiro em 2012), Paulo Freire (fundada no Barreiro em 2015), Carolina Maria de Jesus (fundada no centro de BH em 2017) além do acompanhamento de outras comunidades como as Ocupações da Izidora (vetor norte, divisa com Santa Luzia), Vila da Conquista (região da Ventosa), Barreirinho (Ibirité), Fidel Castro (Anel Rodoviário), Vila da Mata (Nova Lima), Nova Canaã (Nova Lima) e Canto do Rio (Nova Lima).

Nesse momento, o principal trabalho a ser desenvolvido pelas voluntárias e voluntários selecionados será o de dar suporte à tarefa de diagnóstico e levantamento de dados sobre as famílias que compõem parte dessas comunidades. Essas informações serão fundamentais para compreender e organizar as demandas e, como consequência, dar mais profundidade ao trabalho diário e à luta política levada a cabo pelo MLB. As atividades se iniciarão já no domingo, dias 27/05, quando ministraremos uma formação introdutória e, em seguida, será realizado um grande mutirão de aplicação dos questionários. Em seguida, de acordo com o interesse e disponibilidade manifestado pelas pessoas inscritas, será determinado conjuntamente com a coordenação do MLB um cronograma para o desenvolvimento das atividades seguintes.

Para conhecer mais sobre nós e nossa Luta, acesse: www.mlbbrasil.org ou www.facebook.com/mlb-rio

OBS: As voluntárias e voluntários selecionadas (os) serão contactadas (os) até a sexta-feira, dia 25/05. Aquelas pessoas que não forem selecionadas nesse primeiro momento estarão em nossa lista de contato para atividades futuras.

Print Friendly, PDF & Email