Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ abre dez vagas para indígenas e Quilombolas

18/07/2010

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro está implantando, em 2010, o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, visando formar 60 jovens e adultos dos Projetos de Assentamento da Reforma Agrária criados pelo INCRA/RJ para atuação nas escolas do campo. Os profissionais formados atuarão nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio das escolas do campo, estando capacitados para a atuação em duas grandes áreas de conhecimento: 1- Ciências Sociais e Humanidades 2 – Agroecologia e Segurança Alimentar. O curso é o resultado da parceria da UFRRJ com o INCRA/RJ e tem sua duração prevista para três anos.
Considerando as demandas específicas dos grupos étnicos no que diz respeito às políticas educacionais e de desenvolvimento rural, o Curso de Licenciatura em Educação do Campo abriu dez novas vagas para Indígenas e Quilombolas. Para além da reserva de vagas, a inserção de quilombolas e indígenas no curso implicará um conjunto de conteúdos e metodologias de ensino voltados para os debates em torno das especificidades destes grupos étnicos, no que constituirá a primeira experiência de formação de professores quilombolas e indígenas no estado do Rio de Janeiro.
O Curso de Licenciatura em Educação do Campo operará segundo a Pedagogia da Alternância, na qual o processo de ensino-aprendizado se dá através do itinerário casa-escola-casa, alternando momentos no ambiente escolar (“tempo-escola”) e momentos no ambiente familiar e comunitário (“tempo-comunidade”).
As inscrições para o processo de seleção estarão abertas entre os dias 28 de julho e 06 de agosto, no site da Universidade (www.ufrrj.br). A seleção dos candidatos indígenas e quilombolas se dará por meio de entrevista e redação. O início das aulas está previsto para o dia 20 de setembro, quando terá início a Etapa 1 do curso (“tempo-escola”).
 
Print Friendly, PDF & Email