Cultura Maxakali (MG) é apresentada em Belo Horizonte

09/12/2010

Quatro mostras do Museu do Índio/RJ -FUNAI, dedicadas à etnia Maxakali, podem ser vistas a partir de hoje no Museu de Artes e Ofícios de Minas Gerais. A iniciativa, com curadoria da especialista Rosângela de Tugny, é promovida pelo Museu do Índio/RJ em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais e o Museu de Artes de Ofícios/ MG.

O diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho,  participou do evento de inauguração na manhã desta quarta-feira(08/12).

As exposições

Os visitantes podem conhecer a arte Maxakali na exposição etnográfica Cantobrilho Tikmũ’ũn …no limite do país fértil. Já na mostra fotográfica Imagemcorpoverdade Tikmũ’ũn, está exposto o olhar feminino retratado em trabalhos feitos com inspiração nos cantos ritualísticos. Além disso, está sendo apresentada a instalação Cantos e Encantos Tikmũ’ũn e a mostra de venda Tuthitui –Arte Tikmũ’ũn . A renda proveniente da comercialização das peças será revertida para as associações Maxakali.

Os Maxakali
Com população estimada em cerca de 1.400 índios, as aldeias Maxakali ficam situadas no nordeste de Minas Gerais, próximas à fronteira com a Bahia, ocupando cerca de cinco mil hectares nas Terras Indígenas do Pradinho, de Água Boa e Aldeia Verde. A família lingüística é o Maxakali. Tikm~un é o termo usado pelos índios desse grupamento para se autodenominarem.

Print Friendly, PDF & Email