Crianças e adolescentes da comunidade quilombola Buriti do Meio recebem mudas de frutíferas para plantar e cuidar

15/06/2021

Fonte:http://mg.caritas.org.br/noticias/todo-dia-e-dia-de-cuidar-do-meio-ambiente

Nesse mês de junho as crianças e adolescentes do Quilombo Buriti do Meio, em São Francisco, no Norte de Minas Gerais, estão discutindo suas responsabilidades com o meio ambiente. No dia 05, é comemorado, em todo o planeta, o Dia do Meio Ambiente, data referenciada no ano de 1972, que marcou o início da primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano.

Considerando a importância do meio ambiente para todas as formas de vida, a Cáritas Diocesana de Januária, através do Projeto Quilombo dos Direitos, realizou, no último dia 11 de junho, a distribuição de mudas de frutíferas na comunidade Buriti do Meio. As crianças e adolescentes receberam, junto com a mudinha, uma missão: plantar, dar nome e cuidar da plantinha com muito carinho e, além disso, tirar uma foto com sua planta e enviar no grupo do Projeto.

Pietro, de 8 anos, recebeu uma muda de moringa e colocou nela o nome de Esperança. Ele disse que gostou muito da sua plantinha e colocou esse nome porque quer ter esperança de um mundo melhor.

Pietro Lucas planta sua mudinha Esperança na comunidade quilombola Buriti do Meio, em São Francisco.

Essa missão foi confiada às crianças e adolescentes para que se sintam responsáveis também em cuidar do meio ambiente junto com suas famílias e, assim, todos possam ter uma vida mais saudável. Esta atividade chamou atenção para a importância do cuidado do planeta através das ações cotidianas. Afinal, onde é que vivemos todos os dias do ano? De onde tiramos nossos alimentos? De onde vem a água que consumimos ou o ar que respiramos? De onde vem tudo o que consideramos necessário para a sobrevivência da espécie humana?

Para Daniela Aparecida Oliveira Santos, mãe do Heitor, é muito importante ter alimentos saudáveis no seu próprio quintal e é importante para as crianças aprenderem, desde cedo, que é preciso plantar e cuidar para colher esses alimentos. O Heitor recebeu uma mudinha de goiabeira e deu a ela o nome de Vitória.

Deilane Pereira Martins também participou da ação de conscientização do cuidado ao meio ambiente e plantou sua mudinha, que deu o nome de Mary.Para a realização desta atividade a Cáritas contou com a parceria da Fundação Caio Martins de São Francisco, que fez a doação das mudas através do seu Viveiro Florestal Público, e com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, que transportou as mudas até a comunidade. Também contou com a contribuição do ex-aluno da Escola Família Agrícola (EFA) Tabocal, Fabrício Mendes, na orientação de plantio e cuidados com as mudas.

Cuidar do meio ambiente é tarefa de todos. Seja o exemplo, aprenda com o exemplo e torne o mundo um lugar melhor para se viver!

Por Meire Reis, agente da Cáritas Diocesana de Januária

Print Friendly, PDF & Email