CPT-MG: Quem está por trás das ameaças de morte ao dom Vicente Ferreira? Exigimos investigação, julgamento e punição já!

14/11/2022

Fonte:http://gilvander.org.br/site/cpt-mg-quem-esta-por-tras-das-ameacas-de-morte-ao-dom-vicente-ferreira-exigimos-investigacao-julgamento-e-punicao-ja/

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG, e Secretário Geral da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da CNBB[1] dom Vicente de Paula Ferreira, foi ameaçado de morte por um homem armado – jagunço – em Moeda, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), após a celebração de uma . Missa da Crisma, no sábado, dia 12 de novembro de 2022. O motivo das ameaças de morte certamente é porque a atuação pastoral de dom Vicente Ferreira tem sido profética denunciando as injustiças e as violências que a mineradora Vale S/A e outras mineradoras vêm perpetrando em Brumadinho, na RMBH, nas bacias dos rios Paraopeba e Doce, em Minas Gerais e em vários outros estados do Brasil. Também deve ser porque dom Vicente Ferreira tem sido um firme defensor da Democracia no Brasil e tem denunciado muito as injustiças e as violências que o atual presidente do Brasil e a extrema-direita têm causado ao povo brasileiro e ao meio ambiente.

O homem ameaçador foi visto do lado de fora da igreja com a arma na mão e teria dito que aguardava por dom Vicente, que, ao fim da missa, foi abordado.

Dom Vicente Ferreira, profeta no meio do povo injustiçado pela mineradoras criminosas reincidentes, do agronegócio desertificador dos territórios e causador da fome de mais de 33 milhões de pessoas e vítimas do desgoverno federal com políticas de morte. Dom Vicente, um ardoroso defensor da Democracia no Brasil, um gigante da defesa dos Direitos Humanos do povo e do meio ambiente.

Em nota divulgada neste domingo (13/11/22), o arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, repudiou as ameaças, reafirmou que está ao lado de dom Vicente e apoia todas as denúncias que ele vem fazendo e informou que providências judiciais estão sendo tomadas. A Nota ainda afirma que “em uma sociedade livre, democrática, a divergência de opiniões não pode justificar atitudes beligerantes, descompromissadas com a fraternidade”.

Dom Vicente Ferreira sendo recebido pelo papa Francisco e recebendo a benção de sua santidade O Papa.

A Comissão de Ecologia Integral e Mineração da CNBB também divulgou Nota Pública repudiando e execrando as ameaças a dom Vicente Ferreira. Diz a Nota: “Secretário Geral da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da CNBB sofre ameaça de morte. Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Vicente Ferreira, sofreu ameaça de morte por parte de um grupo bolsonarista, enquanto celebrava Missa da Crisma na Paróquia São Caetano, na cidade de Moeda, interior de Minas Gerais. O grupo gritava aos berros “Fora Bispo” e “Lá fora vai ser diferente”, chegando aos ouvidos do motorista e segurança que se encontravam ao fundo da quadra poliesportiva – onde a celebração ocorria. Esse fato está atrelado à realidade nacional que vivenciamos em nossa sociedade, onde o ódio e a intolerância política têm se tornado cada dia mais “aceitáveis”. Em uma sociedade democrática isso não pode ser permitido. A atuação singular na defesa de povos e comunidades que estão em conflito com a mineração, principalmente na defesa dos atingidos do rompimento da Barragem da Vale em Brumadinho, também fazem parte do contexto no qual o Bispo Dom Vicente Ferreira vem sofrendo ameaças. Nós da Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração (CEEM) da CNBB, da qual o Bispo é Secretário Geral, vimos a público nos solidarizar com Dom Vicente Ferreira e com a Arquidiocese de Belo Horizonte, na pessoa de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e repudiar esses posicionamentos extremistas, que não cabem em nossa sociedade, e solicitar que os órgãos do Estado cumpram com o seu dever de proteção e ao mesmo tempo de investigação aos que cometeram esse crime.”

Dom Vicente Ferreira comungando e Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Foto: DENILTON DIAS / O TEMPO

A Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG) se soma à Arquidiocese de Belo Horizonte, à Comissão de Ecologia Integral e Mineração da CNBB, ao CIMI[2] e às outras Organizações de Direitos Humanos que já publicaram Nota Pública e repudia com veemência mais esta ameaça gravíssima a dom Vicente Ferreira. Inadmissível as ameaças. Exigimos do Ministério Público e dos Comandos das Polícias Militar e Civil em Minas Gerais apuração rigorosa e célere, e que o Poder Judiciário julgue com celeridade os ameaçadores e os possíveis mandantes.

O Estado de Minas Gerais tem sido nos últimos anos estado campeão em trabalho análogo à situação de escravidão. Em Minas Gerais mais de 50 lideranças camponesas já foram mortas nos últimos 50 anos na luta pela reforma agrária e na luta pelo resgate dos territórios dos povos indígenas. Todos estes crimes brutais continuam impunes. Em Minas Gerais aconteceu o massacre dos fiscais do Ministério do Trabalho – Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, e o motorista Aílton Pereira de Oliveira – em Unaí, dia 28 de janeiro de 2004, porque apuravam a existência de trabalho escravo no município de Unaí, no noroeste de MG, em fazendas do agronegócio. Só os jagunços foram julgados, condenados e estão presos. Os quatro empresários mandantes do massacre de Unaí – Antero Mânica, Norberto Mânica, Hugo Alves Pimenta e José Alberto de Castro -, mesmo condenados a mais de 60 anos de prisão, continuam soltos e impunes.

Em Minas Gerais mais de 90 defensores/as de Direitos Humanos ameaçados/as estão protegidos pelo Programa de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos, por estarem ameaçados/as de morte porque estão lutando por terra, território, moradia, enfrentando os grandes e devastadores projetos das mineradoras e do agronegócio. Até quando Minas Gerais será um estado do coronelismo, de ameaças aos defensores de direitos humanos, da injustiça agrária, da injustiça socioambiental? Até quando lutar pelo que é justo será motivo para sofrermos ameaças de morte e martírio? Basta de violência!

Até quando vai continuar o coronelismo em Minas Gerais? Até quando existirão relações sociais escravocratas que geram pessoas que chegam ao absurdo de ameaçar um servo de Deus, um missionário libertador, um bispo como dom Vicente que tem doado sua vida na defesa dos direitos dos/as empobrecidos/as, dos/as atingidos/as e golpeados/as pelos crimes continuados e ampliados das mineradoras em conluio com o Estado e na defesa dos direitos humanos das pessoas e povos violentados pelo desgoverno federal do inominável que levou à morte mais de 400 mil pessoas por covid-19, sendo que elas poderiam estar vivas se as vacinas tivessem sido compradas sem atraso de alguns meses e se não tivesse tido a campanha de negacionismo e de deboche de quem lutava com sensatez pela superação da pandemia da covid-19? Temos que dar graças a Deus por ter no meio de nós bons pastores e profetas como dom Vicente Ferreira que tem a coragem e a lucidez de denunciar políticas de morte do atual desgoverno federal que empurraram para a fome mais de 33 milhões de pessoas e estão devastando a Amazônia e os outros biomas brasileiros.

Portanto, exigimos de todas as autoridades do Estado Brasileiro (Polícia Civil, Ministério Público, Assembleia Legislativa do estado de Minas Gerais e Poder Judiciário) medidas urgentes no sentido de apurar as ameaças sofridas pelo nosso querido bispo dom Vicente Ferreira e punir com celeridade o ameaçador e os possíveis mandantes.

Eis a íntegra da Nota Pública do Arcebispo dom Walmor de Oliveira, da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da CNBB:

É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida” (Lc 21,19). O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo se solidariza e permanece unido a dom Vicente de Paula Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, vítima da intolerância, da falta de um senso mínimo para a convivialidade, do desrespeito covarde, colocando vidas, dom sagrado, em risco, sintomas graves de uma sociedade adoecida.

Providências judiciais já estão sendo adotadas para que as hostilidades destinadas a um servidor do Evangelho, no exercício de sua missão, não permaneçam impunes.

Em uma sociedade livre, democrática, a divergência de opiniões não pode justificar atitudes beligerantes, descompromissadas com a fraternidade. O Evangelho ensina que todos, independentemente de suas convicções, somos irmãos uns dos outros, filhos e filhas de Deus.”

Belo Horizonte, MG, 14 de novembro de 2022.

Assina esta Nota Pública:

Comissão Pastoral da Terra – CPT/MG

Obs.: As videorreportagens nos links, abaixo, versam sobre o assunto tratado, acima.

1 – Dom Vicente: “Mineração em Mário Campos/MG, NÃO! Basta de mineriodependência!” V Caminhada Francisco

2 – Dom Vicente: “Rodoanel devastador com pedágio não será estrada de todos e nem de Jesus”. Vídeo 11

3 – Dom Vicente: “Precisamos de 1 índio/a na Presidência. Onde tem índio tem floresta.” Xukuru. Vídeo 12

4 – Dom Vicente repudia o Acordão e o Rodoanel, PL 2508 na ALMG, e pede CPI JÁ. Basta de crimes!–25/6/21

5 – Dom Vicente Ferreira: “Mineração é um pecado estrutural diante do Deus Criador” – 27/2/2021

6 – Dom Vicente denuncia Vale S/A pela morte de mais um trabalhador e exige apuração rigorosa – 19/12/20

7 – Dom Vicente Ferreira na Live “Fora, Bolsonaro e o (des)governo federal?” – Debate Inter-Religioso


[1] Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – www.cnbb.org.br

[2] Conselho Indigenista Missionário – www.cimi.org.br

Print Friendly, PDF & Email