Cozinha comunitária é inaugurada na comunidade Pataxó, em Açucena, com apoio da Cáritas e parceiros

26/11/2021

Fonte:http://mg.caritas.org.br/noticias/cozinha-comunitaria-e-inaugurada-na-comunidade-pataxo-em-acucena-com-apoio-da-caritas-e-parceiros
O espaço contribuirá com o beneficiamento da produção agroecológica, geração de renda, sustentabilidade e segurança alimentar da comunidade.


A Aldeia Gerú Tucunã Pataxó, fez em 2021, onze anos de presença no município de Açucena. Muitos avanços foram constatados neste tempo, entre eles: água encanada em todas as moradias; luz elétrica nas casas e equipamentos; escola construída e equipada, posto de saúde construído e equipado e cozinha comunitária construída e equipada; moradias reformadas aos poucos, de tijolo, telhado colonial, banheiros e fossas sépticas instaladas; reconhecimento da posse legal da terra em andamento; e outros. Sob a liderança do cacique Baiara, foi construída uma rede de parceiros e articulação em prol da causa indígena na região com participação de universidades, entidades e movimentos sociais e da Cáritas.

Através de rede de parceiros cozinha comunitária é construída e equipada no território pataxó, município de Açucena.

Junto às lideranças indígenas pataxós, a Cáritas Diocesana de Governador Valadares criou parceria envolvendo vários parceiros para atuar como beneficiamento, comercialização e venda de produtos in natura cultivados pela comunidade, entre eles, mandioca, legumes, folhagens, frutas e outros, bem como os processados, como a farinha de mandioca e o polvilho. Com a estruturação da cozinha comunitária e a partir da produção agroecológica e da criação logomarca da associação da Aldeia Gerú Tucunã Pataxó, prevê-se o início de um novo estágio na sustentabilidade econômica da aldeia nos próximos anos.

Outra parceria importante foi firmada com o grupo de Kaltern–Itália, chamado Welt-Gruppe Valadares, iniciada através do amigo e irmão missionário padre Antônio Amort, que vem apoiando diversas iniciativas na aldeia. Esse grupo contribuiu na construção da escola infantil  e agora também com a conclusão da obra da cozinha comunitária. Além do Welt-Gruppe Valadares, muitos outros doadores, do Brasil e do exterior, apoiaram a construir e a equipar a cozinha comunitária pataxó.

Padre Gustavo, diretor espiritual das Pastorais Sociais da Diocese de Gov. Valadares e membro da Cáritas Diocesana, abençoa a cozinha na sua inauguração.

Com a pandemia, um novo objetivo surgiu para a cozinha. Com a perda de renda da comercialização dos artesanatos e dos produtos, o espaço poderá ser uma nova alternativa de trabalho e geração de renda para a aldeia. Há muita produção, que muitas vezes se perde e que poderá ser beneficiada na cozinha e vendida na cidade, oferecendo produtos de qualidade para a população e divulgando as ações da comunidade pataxó.

Por Wellington Moreira Azevedo, agente da Cáritas Diocesana de Governador Valadares

Print Friendly, PDF & Email