Coronavírus: Escassez de água dificulta o combate à pandemia em MG

01/06/2020

Seca já levou 129 municípios mineiros a decretarem situação de emergência

Seca em Minas

Sem água até mesmo para matar a sede, população do Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri tem dificuldade para manter a higienização contra a Covid-19
Foto: Alexandre Motta

O rio baixando de nível até secar; as árvores esturricadas pelo sol; o sertanejo com o balde na cabeça ao lado de seu animal cada vez mais magro. As imagens que se formam na imaginação de quem lê essas frases resultam em um cenário: a seca. Assim ficam cerca de 150 cidades do Norte, do Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri, em Minas Gerais, todos os anos, a partir de maio. Essa projeção, já triste, se somou a um novo inimigo neste ano: a pandemia de Covid-19. Sem água nem mesmo para beber, o desafio para Estado e municípios será ajudar as pessoas a manter a higienização necessária para evitar o contágio e a disseminação da doença.

“A urgência pela água já era grande, mas agora se tornou maior, já que as pessoas precisam lavar com frequência as mãos, as roupas e as superfícies. O problema é que, se não tem água nem para beber e cozinhar, como cuidar da limpeza e da saúde?”, questiona o prefeito de São Romão, no Norte de Minas, Marcelo Meireles (PSDB), enquanto vai formatando soluções para ajudar os 12.337 moradores da cidade.

Print Friendly, PDF & Email