Convite de defesa de dissertação sobre a Capoeira Angola em Belo Horizonte

10/02/2011

CONVIDO A TODOS OS CAMARADAS DA ACESA PARA ASSISTIREM A DEFESA DA DISSERTAÇÃO ORIGINÁRIA DA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NO PERÍODO DE MAIO A OUTUBRO DE 2010 NA ASSOCIAÇÃO CULTURAL EU SOU ANGOLEIRO (BELO HORIZONTE /MG). TRATA-SE DE UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE AS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM /NA CAPOEIRA ANGOLA E SUAS RELAÇÕES COM O LAZER.

O TRABALHO FOI REALIZADO PARA O MESTRADO EM LAZER DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA UFMG.

A DEFESA OCORRERÁ NO DIA 11 DE FEVEREIRO DE 2011 NO MINI-AUDITÓRIO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA UFMG (ENTRADA PELA AV. CARLOS LUZ). O EVENTO É ABERTO AO PÚBLICO E GRATUITO.

APROVEITO PARA AGRADECER MAIS UMA VEZ A RECEPTIVIDADE DE TODOS OS CAMARADAS DURANTE A REALIZAÇÃO DA PESQUISA.

OBRIGADA!

PATRÍCIA CAMPOS LUCE

RESUMO

O objeto desta pesquisa são as práticas de aprendizagem da capoeira angola, entendida como prática de lazer. Para descrever/analisar a aprendizagem da capoeira angola foi utilizada a abordagem da aprendizagem situada em comunidades de prática (LAVE e WENGER, 1991) e o conceito de habilidade (skill) de Ingold (2000, 2001). O estudo aborda a aprendizagem enquanto um aspecto inerente a toda prática social (LAVE e WENGER, 1991) e a cultura como habilidade (INGOLD, 2000, 2001). Elaborado a partir de uma incursão etnográfica no universo das práticas cotidianas de capoeira angola entre as pessoas do grupo de capoeira angola "Eu Sou Angoleiro" de Belo Horizonte, a pesquisa deu visibilidade a aspectos importantes do processo de aprendizagem. Revelou que na capoeira angola, o modo de aprender situado (nas relações entre pares e no compartilhamento das práticas) é hegemônico. A aprendizagem da capoeira angola está difusa nos diferentes modos de participação na prática social e envolve mais do que técnicas, táticas e regras. Nas práticas de capoeira angola cotidianas os praticantes aprendem a capoeira angola e nela constituem identidades, significados, disposições corporais, tipos de atenção, emoções e conhecimentos. Como parte das redes de sociabilidade, os praticantes incorporavam o jogo de capoeira angola — que se compõe de relações sociais complexas, diferentes formas de participação, relações de poder, etc. Não se trata, entretanto de um processo de assimilação passiva, em que o corpo vai sendo moldado. Ao contrário, numa relação tensa e sutil, a cultura da capoeira angola marca o corpo dos praticantes ao mesmo tempo em que é marcada por ele. O processo de engajamento nas práticas cotidianas do grupo de capoeira angola e, portanto, o processo de aprendizagem da capoeira angola, é também um modo particular de construção de pessoas (angoleiros). O engajamento nas práticas de lazer produz mais do que apenas conteúdos culturais (entendidos como representações mentais), mas produz, também, diversas aprendizagens que constituem modos de produção de pessoas.

 

Print Friendly, PDF & Email