Conversa de barraca: história e cultura dos povos ciganos no Brasil e Minas Gerais

07/04/2021

Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte - Youtube

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=pMTFu-GrDhI

O bate papo entre a liderança cigana Valdinalva Caldas e a historiadora Alenice Baeta, mediado pela antropóloga Juliana Campos aborda um pouco da história da chegada dos povos ciganos no Brasil e as singularidades que constituem seus modos de vida. Conhecidos principalmente por meio de estórias e estereótipos, pouca gente sabe da realidade dos ciganos no país.

O Brasil conta com uma enorme população cigana dividida em algumas etnias e Minas Gerais é um dos estados com maior contingente. A região metropolitana de BH possui inúmeros acampamentos ciganos permanentes, sendo três deles regularizados como territórios tradicionais de comunidades ciganas calon. A conversa entre as convidadas é uma oportunidade para conhecer um pouco da trajetória, das tradições, das festas e das lutas desses povos.

Nalva Cigana é cigana de Etnia Calon, liderança e militante da causa cigana em Minas Gerais e no Brasil. Vice-presidente da Associação Estadual Cultural de Direitos e Defesa dos Povos Ciganos. Representante dos ciganos na Comissão Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais (CEPCT-MG). Atual presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Minas Gerais (CONEPIR).

 

Alenice Baeta é Historiadora e Arqueóloga. Pós-Doutorado pelo Departamento de Antropologia/Arqueologia-FAFICH/UFMG. Doutora pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo – USP. Tem experiência na área de Patrimônio Cultural, Povos Tradicionais e Territorialidades. Membro do Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva-CEDEFES. Autora de várias notas, artigos, capítulos e obra Juliana Campos é mestre e doutora em antropologia pela UFMG. Trabalha há 8 anos com povos ciganos da etnia calon em Minas Gerais. Realiza pesquisa principalmente com os seguintes temas: territorialidade e movimento, mulheres ciganas, relações de gênero, parentesco e ativismo feminino.

Print Friendly, PDF & Email