Conselho do Povo Terena realiza 6ª Grande Assembleia a fim de debater temas como território, saúde e

18/11/2014

 

Acontece nos dias 19 a 23 de novembro de 2014, a Grande Assembleia do povo Terena, na Terra Indígena Lalima, município de Miranda, Mato Grosso do Sul

 

 

Lideranças do Conselho Terena preparam a próxima Assembleia que discutirá temas relacionados ao território, direito, saúde, educação, sustentabilidade e política. Na sua sexta edição, o encontro visa reunir caciques, lideranças de retomadas, mulheres, anciãos e a juventude indígena.

 

O evento contará ainda com a participação do Conselho Aty Guasu Guarani-Kaiowá, povo Kinikinau, Kadiwéu e Ofaié.

 

Com mesas específicas para cada área de atuação a novidade desta Assembleia é a Mesa 3 que tratará dos Direitos dos Povos Indígenas em âmbito internacional, abordando a legislação internacional, em especial a Convenção 169 da OIT que consagra princípios importantes como a autonomia, livre determinação dos povos e o direito a consulta e consentimento prévio, livre e informado. Para esta mesa foram convidadas Dra. Samia Roges Jordy Barbieri que é presidenta da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da OAB (MS) e Dra. Kenarik Boujikian, Desembargadora do Tribunal de São Paulo e fundadora da Associação Juízes para a Democracia (AJD).

 

O advogado do Conselho Terena, Luiz Henrique Eloy aponta para importância do evento. “É o momento das lideranças refletirem sobre as demandas da comunidade e principalmente, debaterem sobre os principais entraves para a efetiva demarcação dos territórios tradicionais, visto que desde a Constituição Federal de 1988 apenas uma terra indígena terena foi, de fato, demarcada de acordo com os ditames do Art. 231 da CF/88”.

 

Está prevista também a participação da Coordenadora Executiva da APIB, Sonia Guajajara que vem acompanhando os desafios atuais aos direitos dos povos indígenas e a consecução de políticas públicas específicas para as comunidades indígenas de todo o Brasil.  

 

Foram convidados para a Assembleia entidades que apoiam a luta das comunidades indígenas, tais como, o Ministério Público Federal (MPF), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Associação Juízes para a Democracia (AJD), Departamento de Proteção Territorial da Funai, União e Procuradoria Especializada da FUNAI, Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da OAB/MS, RENAP, CONDEPI e Justiça Global.

 

O Conselho do Povo Terena integra a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e, juntamente com Aty Guasu Guarani Kaiowá representa a instancia regional em Mato Grosso do Sul.

 

Saiba mais sobre o Conselho do Povo Terena: http://conselhoterenams.wordpress.com/

 

Ouça lideranças Terena: https://www.youtube.com/watch?v=I45MoE5tbIs

 

Mais informações:

Lindomar Terena

Luiz Henrique Eloy (adv.luizeloy@gmail.com)

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 19 – Quarta-feira

17:00hs – chegada

19:00hs – Mesa das lideranças indígenas

· Momento de reza tradicional – Dança KohixotiKipáe / Dança Siputrema

· Vídeos – Imagens da luta do movimento indígena

 

Dia 20 – Quinta-feira:

Mesa 1 (8:00 as 12:00) –Conjuntura Nacional e Internacional da luta dos povos indígenas

Esta mesa destina-se a análise da conjuntura nacional e internacional da luta dos povos indígenas do Brasil e América Latina, refletindo sobre a legislação indigenista e os principais desafios das populações tradicionais diante do modelo de desenvolvimento adotado pelos Estados Nacionais. Proposições legislativas em trâmite serão alvo de análise e contará com assessorias técnicas de profissionais que atuam na defesa judicial dos povos indígenas e lideranças indígenas que acompanham o movimento indígena.

Convidados: Ministério Público Federal, Conselho Indigenista Missionário, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Plataforma Dhesca, Associação Juízes para a Democracia, entre outros.

 

Mesa 2 (13:30 as 18:00) –Situação Jurídica das terras indígenas de Mato Grosso do Sul

Tem por objetivo informar as lideranças presentes a situação atual dos procedimentos demarcatório de cada terra indígena, bem como os processos judiciais em trâmite na Justiça Federal de Mato Grosso e nos Tribunais Superiores.

Convidados: Departamento de Proteção Territorial da Funai, Ministério Público Federal (MPF), Advocacia da União eProcuradoria Especializada da Funai.

 

20:00hs – Apresentação Cultural Guarani/Kaiowá

Dia 21 – Sexta-feira:

 

Mesa 3 (8:00 as 12:00) – Os direitos dos Povos Indígenas nos tratados internacionais

 

Tratará da legislação internacional dos direitos dos Povos Indígenas fortalecendo assim a discussão na comunidade e também refletir sobra a efetivação desses direitos. Desta maneira esta mesa tem por objetivo trabalhar essa gama de legislação voltada para os povos indígenas, em especial a Convenção 169 da OIT que consagra princípios importantes como a autonomia, livre determinação dos povos e o direito a consulta e consentimento prévio, livre e informado.

 

Convidados:Secretaria de Articulação Social da Presidência da República, Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da OAB, RENAP, CONDEPI e Justiça Global.

 

Mesa 4 (13:30 as 18:00) – Retomada da educação escolar indígena

Este momento é coordenado pelos professores indígenas e tem por objetivo discutir sobre educação indígena, escola indígena, práticas interculturais e processo próprio do ensino – aprendizagem na língua materna. Como inovação, esta mesa se propõe também a “desconstruir a doutrina do descobrimento” que se firmam nas teorias, políticas e práticas baseadas na superioridade de determinados povos ou indivíduos, ou que a defendem alegando razões de origem nacional ou diferenças raciais, religiosas, étnicas ou culturais.

Convidados:Representante indígena do Conselho Nacional de Educação no MEC; Secretaria Estadual de Educação; Secretarias municipais de educação; Representante dos Povos do Pantanal no MEC e Representante Guarani Kaiowá no MEC

 

Dia 22 – Sábado:

 

Mesa 5(8:00 as 12:00) – Sustentabilidade e Meio ambiente

Pretende-se refletir junto com a comunidade a gestão territorial e ambiental em terras indígenas. Desde 2009, por meio daPortaria Interministerial nº. 434, o Grupo de Trabalho Interministerial – GTI, composto por membros da Funai, do Ministério do Meio Ambiente – MMA e representantes indígenas tem discutido a construção da proposta da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – PNGATI, com a finalidade de garantir e promover a proteção, a recuperação, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das Terras Indígenas.

 

Convidados:Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável – FUNAI; Ministério do Desenvolvimento Social – MDS; Ministério da Pesca – MPA; Conselho GATTI

 

Mesa 6 (13:30 as 18:00) – Saúde indígena em Mato Grosso do Sul

A mesa destina-se a tratar da situação atual do atendimento e prestação da saúde nas comunidades indígenas. Analisar a política de saúde indígena e os principais desafios a sua persecução. Discute-se também a medicina tradicional e a retomada de práticas tradicionais por uma alimentação saudável.

 

Convidados: CONDISI; Sesai; Conselho de Saúde, Técnicos e profissionais da área de saúde.

 

Dia 23 – Domingo

 

Mesa 5 (13:30 a 18:00) – Organização do Conselho Terena

CNPI – Conselho dos Povos indígenas e sua organização – Questão Política

Documento Final

 

Realização:

 

HÁNAITI HO’ ÚNEVO TÊRENOE

CONSELHO DO POVOTERENA

 

Apoio:

 

Conselho AtyGuasu – Guarani Kaiowá

Conselho Indigenista Missionário – Cimi

CESE

NEPPI/UCDB

Rede de Saberes/UCDB

Funai

Print Friendly, PDF & Email