CONFLITOS AMBIENTAIS E MINERAÇÃO SOB A ÓTICA DOS ATINGIDOS DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

03/12/2010

Vimos convidá-lo/a para o debate a respeito de "Conflitos ambientais e mineração" sob a ótica de atingidos em uma das localidades afetadas pela implantação de empreendimento minerário. Em específico, atingidos no município de Conceição do Mato Dentro pelo projeto Minas-Rio, iniciado pela MMX Metal e Metálicos e adquirido em 2008 pelo grupo sul-africano Anglo American.

É importante ressaltar que no município existem várias comunidades afetadas, vivenciando diferentes situações, impactos e estágios de negociação com o empreendor e o Estado e, portanto, enfrentando as condições locais e legais associadas ao processo de licenciamento ambiental, aos danos ambientais, às indenizações etc.

Esse debate pretende trazer à cena metropolitana reflexões resultantes do processo de licenciamento ambiental e das condições de vida de diversas comunidades que se transformam, alheias à própria vontade, visto que tais empreendimentos são impostos e justificados pelo Estado como vetor de desenvolvimento local e regional. Nesse
sentido, a proposta é discutir a medida em que a atividade mineradora vem impactando positiva ou negativamente a condição de vida de tais comunidades, muitas das quais, historicamente, além de excluídas dos benefícios da modernização do país, ficaram confinadas em seus territórios por falta de recursos e de políticas públicas do Estado.

Tema: Conflitos ambientais e atividades de mineração: o caso Conceição do Mato Dentro sob a ótica de atingidos pelo empreendimento
Local: Av. Brasil, 2023 – Praça da Liberdade, Sala 523 – IEC/PUC Minas – BH

Data: 03/12/2010 – 19 horas
 

Print Friendly, PDF & Email