Conatrae realiza mobilização em Belo Horizonte pelo julgamento dos acusados da “Chacina de Unaí”

27/01/2013

A Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) realiza nesta segunda-feira (28), Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, reunião itinerante em Belo Horizonte (MG), às 10 horas. A presidenta da Comissão, ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), conduzirá a reunião, que está será realizada na capital mineira para chamar a atenção para o julgamento dos acusados da “Chacina de Unaí”.

A data rememora os auditores fiscais do trabalho, Erastóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, e o motorista Ailton Pereira de Oliveira, assassinados durante vistoria a fazendas na zona rural de Unaí, em Minas Gerais, no dia 28 de janeiro de 2004.

O caso foi desvendado em julho de 2004 e tem nove pessoas envolvidas como mandantes, intermediários e executores. O processo está na 9ª Vara Federal em Belo Horizonte e o julgamento dos réus ainda não foi marcado.

Segundo o coordenador-geral da Conatrae, José Guerra, a expectativa é que o caso seja julgado ainda no 1º semestre deste ano. “O processo está pronto para ser julgado,  esperamos que essa sensação de impunidade deixe de existir”, conclui.

A reunião faz parte das atividades da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil e terá a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, e do procurador geral do Trabalho, Luiz Antônio Camargo de Melo.

Os representantes das entidades que compõem a Conatrae participarão no período da tarde de Ato Público clamando pelo julgamento dos acusados da “Chacina de Unaí”, às 14 horas. O ato é organizado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) e a Associação dos Auditores-Fiscais do Trabalho de Minas Gerais (AAFIT-MG).

Reunião Itinerante da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo 
Data: 28 de janeiro de 2013
Horário: 10 horas
Endereço: Auditório da Procuradoria da República em Minas Gerais, Av. Brasil, 1877 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte (MG)

Ato Público clamando pelo julgamento dos acusados da “Chacina de Unaí” 
Data: 28 de janeiro de 2013
Horário: 14 horas
Endereço: Em frente ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Belo Horizonte (MG). E em todos os Estados da Federação em frente às Superintendências Regionais do Trabalho de cada capital.

http://portal.sdh.gov.br

Print Friendly, PDF & Email