CONAQ e Ecam consolidam o diagnóstico da agricultura familiar quilombola em territórios da Caatinga e Cerrado

02/02/2022

Por Maryellen Crisóstomo

Fonte:https://conaq.org.br/noticias/conaq-e-ecam-consolidam-o-diagnostico-da-agricultura-familiar-quilombola-em-territorios-da-caatinga-e-cerrado/?fbclid=IwAR0fXRnP3-2qDKiflrWS2DlUsGzx17NqesfLu23wG4g581HGGi4c3IODKQA

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) em parceria com a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) dão continuidade ao projeto de mapeamento e diagnóstico da situação da agricultura familiar quilombola em seis Estados da Caatinga e Cerrado. A nova etapa do projeto, já iniciado, tem duração prevista de 15 meses junto a territórios da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Tocantins e o quilombo Mesquita em Goiás.

Nesta fase, o projeto vai consolidar o Diagnóstico construído na primeira etapa, além de realizar a devolutiva dos dados com incidência política  junto aos quilombos mapeados, parceiros da sociedade civil e órgãos públicos. Também será realizado, de forma remota, uma série de webinars para a apresentação dos dados levantados em cada estado em articulação com instituições fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar quilombola, os eventos serão transmitidos pelas redes da CONAQ e Ecam.

Nesta etapa o projeto segue utilizando a tecnologia ODK (Open Data Kit) para fazer o levantamento dos dados, a ferramenta também já foi utilizada pela CONAQ e Ecam durante a execução dos projetos Novas Tecnologias e Povos e Tradicionais e Compartilhando Mundos e na primeira etapa do projeto da AFQ.

O levantamento dos dados é realizado por quilombolas dos referidos Estados. Na última semana de janeiro, a Ecam realizou a capacitação on-line para uso da ferramenta ODK.

Produtos da primeira etapa do projeto

  1. Levantamento de Políticas Públicas de apoio às Comunidades Quilombolas

  1. Mapeamento Institucional: Agricultura Familiar Quilombola

  1. Cartilha – Diagnóstico das Políticas Públicas de apoio à Agricultura Familiar Quilombola

  1. Jornal (Relatórios)

  1. Artigos:  Boas Práticas da Agricultura Familiar Quilombola

  1. Diagnóstico das cadeias produtivas da agricultura familiar quilombola: estrutura e diversidade da produção

  1. Matriz de interpretação analítica: agricultura familiar quilombola e instituições parceiras
    Bahia

8. Matriz de interpretação analítica: produção da agricultura familiar quilombola 

Print Friendly, PDF & Email