Comunidade Quilombola Vila São João e MST retomam Território Quilombola em Berizal, no Norte de Minas Gerais

21/11/2021

Fonte:https://gilvander.org.br/site/mst-e-comunidade-quilombola-vila-sao-joao-retomam-territorio-quilombola-em-berizal-no-norte-de-mg/

 

Na madrugada do dia 21 de novembro de 2021, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e a Comunidade Quilombola Vila São João ocuparam a fazenda Bela Vista, na zona rural de Berizal, no Norte de Minas Gerais.

Retomada Quilombola com participação do MST, em Berizal, no norte de MG, dia 21/11/2021. Fotos: CPT/MG.

O Quilombo Vila São João foi certificado pela Fundação Palmares em 2018. A Comunidade Quilombola Vila São João se valeu da força simbólica do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para recuperar e exigir a demarcação do seu Território Quilombola Ancestral.

A área ocupada está abandonada, improdutiva e grilada pela empresa Italmagnésio. Além disso, a propriedade rural contém também terra devoluta do estado de Minas Gerais. A empresa Italmagnésio está grilando essas terras devolutas, que são território ancestral quilombola.

A retomada conta com aproximadamente 118 famílias Quilombolas e Sem Terra. Em um cenário de agravamento da situação de miséria e fome, Sem Terra e Quilombolas lutam por terra, trabalho e vida com dignidade. A ocupação conta também com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG).

A tensão é grande na área ocupada, pois a Polícia Militar já chegou. Esperamos que a PM cumpra o seu papel de respeitar o legítimo direito de luta pela terra e território, assegurado na Constituição Federal de 1988.

O espírito de Zumbi e Dandara está presente na Comunidade Quilombola Vila São João!

Lutar! Construir Reforma Agrária Popular!

Print Friendly, PDF & Email