Comissão Pró-Índio realiza roda de diálogo sobre alimentação em escolas indígenas‏

12/08/2014

Nas próximas terça e quarta-feira (12 e 13/08), a CPI-SP promoverá uma roda de conversa sobre alimentação em escolas indígenas com cerca de vinte lideranças, professores e mulheres indígenas Guarani e Tupi-guarani de aldeias no estado de São Paulo. Participarão do evento representantes de órgãos governamentais como a Funai e a Secretaria Estadual de Educação.
 
 


A roda de conversa sobre a merenda escolar indígena será realizada pela Comissão Pró-Índio com apoio da Christian Aid e DKA-Áustria na capital paulista. Serão dois dias de articulação com os atores envolvidos nesse processo em busca de estratégias que assegurem uma merenda saudável a crianças e adolescentes indígenas, levando em conta a valorização da cultura alimentar desses povos e o consumo de produtos provenientes da agricultura familiar. Na ocasião, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo irá apresentar os resultados da consulta que realizou junto as Escolas Estaduais Indígenas, que poderão subsidiar e aperfeiçoar as ações do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno.
 
Garantir uma merenda diferenciada de escolas indígenas é umas das preocupações da entidade e o evento buscadar maior visibilidade para essa questão.  Segundo Lúcia Andrade, coordenadora Executiva da Comissão Pró-Índio de São Paulo a necessidade de discutir a alimentação escolar foi colocada para a Comissão Pró-Índio pelas mulheres Guarani, nas vivências que promovidas para refletir sobre alimentação saudável e soberania alimentar. Ela explica que a mesma questão surgiu no trabalho com os quilombolas no Pará que buscam ampliar o acesso aos programas de mercados institucionais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
 
A roda de diálogo será transmitida ao vivo, dia 12, a partir das 15h:
 
Mais informações:
 
Acompanhe as ações da Comissão Pró-Índio São Paulo
 
 
Print Friendly, PDF & Email