CNS realiza seminário sobre Saúde Indígena

24/05/2013

Entre os dias 5 e 7 de junho acontece, em Brasília, o Seminário Nacional de Saúde Indígena promovido pelo Conselho nacional de Saúde (CNS). O objetivo do encontro é a preparação para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, realizada no segundo semestre de 2013. Representantes de movimentos indígenas, conselheiros de saúde e gestores participarão do evento.

O primeiro dia do Seminário coincide com o primeiro dia da 246ª RO do CNS, quando a Presidenta do CNS, Maria do Socorro, o Secretário Especial da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) Antônio Alves de Souza e o Conselheiro Nacional de Saúde e Coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI), Edmundo Dzuaiwi Ömore farão a abertura do evento, que segue com Mesa Redonda tratando o tema dos 25 anos do SUS e a Política Diferenciada da Saúde Indígena.

Outros assuntos que serão tratados no Seminário são os Desafios da Conjuntura, Avaliação e Planejamento da Atuação do Movimento Indígena junto ao Estado; o Contexto e Conjuntura dos Direitos Indígenas; a Participação e Controle Social e Conferências Locais e Distritais da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena.

Alguns pontos serão expostos e discutidos na Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e no Congresso Nacional. Outros, em debates com convidados como a Presidenta da Fundação nacional dos Índios (FUNAI), Marta Maria do Amaral Azevedo, com a Vice Procuradora Geral da República Débora Macedo Duprat de Britto Pereita, com o Coordenador Geral da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Uilton Tuxá, entre outros convidados.

Print Friendly, PDF & Email