Cineclube Projetação da Mulher e Dia Mundial da Água – Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

10/03/2015

 

 

 

No mês da mulher e quando se comemora o dia mundial da água, vamos nos reunir para assistir ao filme Índios Munduruku: Tecendo a Resistência. Em seguida, debate aberto com a presença da diretora e de participantes de movimentos sociais.



O governo brasileiro está planejando construir um grande número de barragens hidrelétricas nos rios da Amazônia, destruindo a biodiversidade e interrompendo o modo de vida de milhares de índios e populações locais. Agora que as obras da gigante barragem de Belo Monte, no rio Xingu,

estão a todo vapor, o governo está avançando com o seu próximo grande projeto – uma série de barragens no rio Tapajós. Mas os mais de 12.000 índios Munduruku, temidos como guerreiros, vivem nessa região e estão se mobilizando.



Este documentário, filmado no final de 2013 e início de 2014, mostra a vida em uma aldeia Munduruku, onde as tarefas tradicionais são praticadas diariamente e as crianças crescem com uma liberdade admirável. Este filme documenta o crescimento de sua resistência, inclusive entre as mulheres, tradicionalmente não combatentes, e que agora estão levantando como guerreiras.



| Dir. Nayana Fernandez | 25min | Port – Inglês |https://www.facebook.com/mundurukuindians | https://twitter.com/MundurukuBrazil

Print Friendly, PDF & Email