Ciclo de Vivências da Feira Agroecológica Raízes do Campo‏

05/06/2015

Amanu – Educação, Ecologia e Solidariedade apresenta:
Ciclo de Vivências da Feira Agroecológica Raízes do Campo


 

Venha aprender sobre o coco macaúba! A macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira que alcança até 25 metros de altura e possui espinhos longos e pontiagudos. Ela pode ser encontrada em quase todo o Brasil e por isso é também conhecida por outros nomes, como bocaiúva, macaiba, coco-baboso e coco-de-espinho. Olhe ao seu redor, com certeza a encontrará! Venha conhecer mais sobre o uso dessa espécie!



Jaboticatubas tem uma longa história com esse coco e várias famílias da Raízes do Campo – A Feira Agroecológica de Jabó o beneficiam para uso e venda. Faz-se azeite, óleo, sabão, sabão de dicuada medicinal, vassoura, carvão, farinha, bolo, torta para alimentação animal, entre outros usos. Raimunda e Dázio, agricultores agroecológicos da Comunidade do Sapé, vão compartilhar seus conhecimentos conosco, afinal, a
 

gente preserva o que valoriza e a gente valoriza o que conhece! "Do coco nada se perde"!



A vivência do coco macaúba será dias 19 a 21 de junho. Vamos nos encontrar às 18hs do dia 19 no centro de Jaboticatubas/MG para irmos à casa da Raimunda e Dázio e finalizaremos a vivência às 16hs do dia 21. Informações detalhadas serão enviadas aos inscritos. Atenção: as vagas são limitadas e preenchidas pela ordem de confirmação.


O Ciclo de Vivências da Feira Agroecológica Raízes do Campo é uma atividade da Associação para valorizar, multiplicar e assim preservar os saberes ecológicos tradicionais dos agricultores e agroextrativistas, saberes essenciais para construirmos caminhos para a convivência e preservação da natureza. Vem com a gente!
Conheça a Raízes do Campo – A feira agroecológica de Jabó
A agroecologia é uma proposta de desenvolvimento rural sustentável, onde os agricultores têm terra e liberdade para produzir, produzem sem usar agrotóxicos e outros venenos, respeitam a natureza e preservam nossas águas e solos saudáveis, oferecendo produtos de qualidade que não prejudicam nossa saúde.



Jaboticatubas, município localizado na Serra do Cipó, tem agricultores agroecológicos, que vêm preservando e resgatando a forma de produção dos antigos e aprendendo juntos outras formas de produzir com respeito à vida, através de cursos, oficinas, encontros e conversas.

 
Eles estão reunidos na Feira Raízes do Campo – A Feira Agroecológica de Jabó, um empreendimento coletivo que busca dar oportunidade, por um lado, para os agricultores familiares comercializarem seus produtos e, por outro, para os consumidores saberem onde encontrar produtos tradicionais, diversificados e de qualidade. A Feira Raízes do Campo acontece em parceria com a Feira de Artesanato, organizada pela Prefeitura.



Os consumidores que vêem a importância de apoiar a Feira, encontram-se no Grupo de Consumidores Responsáveis, que faz parte também desse empreendimento em parceria.

 
Assista ao vídeo da campanha de apoio à Feira Raízes do Campo, entenda porque ela é tão importante e como sua participação também pode ser!
 
Visite o site da Feira, conheça nossos parceiros, a programação cultural e educativa, saiba quem faz parte e veja a linda galeria de produtos.
Conheça o Informativo Especial de lançamento da Feira Raízes do Campo, saiba como ela surgiu e quais são seus princípios.
 


A Associação Amanu – Educação, Ecologia e Solidariedade é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 2007 em Belo Horizonte e transferida para Jaboticatubas em 2008.

É formada por agricultores familiares, artesãos, produtores artesanais, moradores do campo, povos e comunidades tradicionais, técnicos e demais pessoas empenhadas na construção de modos de vida mais justos e ecológicos. Reúne hoje voluntários, colaboradores e associados de 4 municípios e 14 comunidades rurais de Jaboticatubas/MG.

Nosso site está em construção, mas você pode acompanhar nosso trabalho nos seguintes canais:

Print Friendly, PDF & Email