Chacrinha dos Pretos

23/03/2010

 

CHACRINHA DOS PRETOS
 
LOCALIZAÇÃO
A comunidade quilombola de Chacrinha dos Pretos localiza-se no município de Belo Vale, região Metropolitana Belo Horizonte, área central de Minas Gerais. Fica às margens do rio Paraopeba, a 6 km da sede.
 
INFRA-ESTRUTURA
Na Chacrinha dos Pretos há cerca de 140 habitantes. O saneamento básico local é bastante precário, e a água consumida pelos habitantes está poluída em função das atividades das mineradoras da região. Não há posto de saúde no local.
 
HISTÓRIA
A comunidade está situada na Serra da Moeda; seus habitantes descendem de escravos que trabalhavam nas fazendas locais. A fazenda de Boa Esperança, com pinturas do famoso Mestre Ataíde, era a morada do Barão do Paraopeba, integrante da família Monteiro de Barros e Castro. A fazenda possuía enorme corpo de escravos, e os atuais moradores da comunidade quilombola provavelmente tiveram seus antepassados ligados a ela. Grande parte do território histórico original da comunidade foi ocupado por fazendeiros para produção de eucalipto e criação de gado. Em 2007, a Chacrinha dos Pretos foi reconhecida como quilombola pela Fundação Cultural Palmares.
 
CULTURA
A padroeira, festejada em setembro, é Nossa Senhora do Bom Parto. No local ainda existem parteiras e benzedeiras, que utilizam práticas tradicionais. Tocadores de caixas da Guarda de Congado de Belo Vale também são moradores da comunidades.
 
Fonte: CEDEFES
 
Print Friendly, PDF & Email