Cercado

23/03/2010

 

CERCADO
 
LOCALIZAÇÃO
A comunidade quilombola do Cercado localiza-se no município de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, a 67 km da sede e a 20 km do distrito de Buriti, que é a localidade mais próxima. Está situada na Fazenda do Cercado.
 
INFRAESTRUTURA
A comunidade é dispersa, e seu contingente é de, aproximadamente, 100 habitantes, divididos em 12 famílias.O acesso é bastante difícil no período de chuvas, pois não há asfalto em um raio de 40 km do local. O transporte coletivo é muito precário, há um ônibus que circula apenas duas vezes por semana. Não há escolas, posto de saúde, luz elétrica, saneamento básico, rede de esgoto e nem recolhimento de lixo no local. A escola e o posto de saúde mais próximos ficam a 20 km, no distrito de Buriti. Há uma igreja e a entidade comunitária Associação dos Pequenos Produtores de Cercado. As principais demandas dos moradores são a construção de um posto de saúde, a melhoria do transporte e da estrada e assistência técnica aos pequenos produtores.
 
 
HISTÓRIA
Segundo a moradora Maria Helena, os primeiros habitantes do local eram membros da família Ferreira. Os quilombolas não souberam especificar a época da ocupação do local, mas vários afirmaram que seus avós já nasceram no quilombo. É provável que o sítio tenha sido criado há, aproximadamente, 100 anos. Segundo os moradores, a comunidade perdeu parte significativa de seu território histórico devido à grilagem e à venda de terras por preço abaixo do mercado.
O Cercado de Paracatu foi reconhecido como comunidade quilombola em 2005 e, nesse mesmo ano, foi dada entrada no Incra do requerimento para a titulação de suas terras. Até o momento, ainda
não recebeu o título.
 
ECONOMIA
A principal fonte de renda da comunidade é o trabalho em fazendas do entorno e nas cidades próximas, principalmente Paracatu.As atividades de plantio de cana, mandioca e manga, e a criação de gado leiteiro, suínos e galinhas ajudam na subsistência dos quilombolas. Algumas famílias produzem artesanato feito de buriti e taboca; outras produzem rapadura. Entretanto, esses produtos não são vendidos, mas os moradores estão procurando uma forma de comercializálos. Além disso, essas atividades devem ser ensinadas às novas gerações, que são pouco informadas sobre os processos produtivos tradicionais. As famílias da comunidade não recebem assistência técnica rural nem crédito. Projetos do governo federal, como o Bolsa-Família, atendem a pouquíssimos quilombolas.
 
CULTURA
Nossa Senhora Aparecida é a padroeira de Cercado e uma grande festa é realizada em sua homenagem no dia 12 de outubro.
GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE
A vegetação está parcialmente alterada mantendo-se, na atualidade, apenas resquícios do cerrado nativo. Há diversas nascentes, pequenas lagoas e pequenos córregos que deságuam no rio Paracatu,
como o Bezerro e o Moquém do Meio. A comunidade é cercada por grandes fazendas que alteraram completamente o ambiente local pelas atividades pecuárias e agrícolas nelas desenvolvidas como a monocultura irrigada de banana, feijão, arroz e soja, além do plantio de eucalipto.
O uso da água para irrigação com grandes pivôs é um sério problema para os pequenos produtores e quilombolas e chega a causar déficit hídrico na região.    Fonte: CEDEFES
Print Friendly, PDF & Email