Centro Nacional de Folclore (RJ) expõe arte e ofício do povo indígena Karajá – Rio de Janeiro/RJ

28/01/2011

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular — CNFCP, unidade especial do Iphan, inaugura na próxima terça-feira (25), às 17 horas, a exposição Bonecas Cerâmicas Ritxòkò: Arte e Ofício do Povo Karajá. Durante a mostra,que fica em cartaz até 27 de fevereiro, haverá venda de bonecas artesanais de cerâmica produzidas nas aldeias indígenas localizadas na região central do Brasil, às margens do Rio Araguaia – Planalto Central, Serra do Caiapó. A montagem é fruto de pesquisa realizada pelo Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás em parceria com a Superintendência do Iphan em Goiás, e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

As bonecas cerâmicas como expressão da cultura material e artística do povo Karajá

As ritxòkò, miniaturas de figuras antropomorfas, mitológicas e zoomorfas, modeladas em cerâmica, feitas pelas mulheres Karajá, são objetos culturais no sentido pleno de cultura, como produção ao mesmo tempo material e simbólica. Na atualidade, são confeccionadas a partir de técnicas antigas transmitidas entre sucessivas gerações de mulheres. A esta tradição foram incorporadas inovações tanto em seus modos de fazer quanto nos significados e usos. As ritxòkò condensam e expressam importantes aspectos da identidade Karajá. São objetos por meio dos quais a mulher aprende a ser oleira e, simultaneamente, aprende e ensina a ser Karajá.

Além de construírem cenários em que a vida Karajá se desenrola e ganha sentido, as bonecas, ao serem decoradas com diversos desenhos, também reproduzem as pinturas corporais vastamente utilizadas em momentos rituais da aldeia. São expressão de um ofício – a produção cerâmica – e uma manifestação artística, pois cada uma das ceramistas imprime uma particularidade no objeto que produz.

Apesar do intenso contato com a sociedade nacional, as ceramistas karajá continuam a fazer as bonecas de maneira particular, mantendo a tradição cultural do grupo. Motivo de grande interesse dos turistas que visitam as aldeias, especialmente nos meses de junho, agosto e setembro, temporada das praias do rio Araguaia, tal atividade consolidou-se também como meio de subsistência.

A etnografia que descreve os modos de fazer as bonecas cerâmicas ritxòkò foi realizada nas aldeias Hawaló, ou Santa Isabel do Morro, na Ilha do Bananal, Estado do Tocantins, e Buridina e Bdè-Burè, município de Aruanã, no Estado de Goiás, no período de 2009 a 2010.

Serviço

Bonecas Cerâmicas Ritxòkò: Arte E Ofício Do Povo Karajá

Local: Sala do Artista Popular

Inauguração: 25 de janeiro de 2011, às 17h. Período: 26 de janeiro de 2011 a 27 de fevereiro de 2011.

Exposição e venda: de terça a sexta-feira, das 11 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h.

Realização

Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / Iphan / Ministério da Cultura

Superintendência do Iphan em Goiás

Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás

Patrocínio

Caixa Econômica Federal

Mais Informações

Setor de Difusão Cultural

(21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206

difusão.folclore@iphan.gov.br, www.cnfcp.gov.br

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

Rua do Catete, 179 (metrô Catete), Rio de Janeiro, RJ 22.220-000

Fonte: CNFCP

Print Friendly, PDF & Email