Censo Demográfico 2022: Quilombolas

24/01/2024

IBGE

Apresentação

Pela primeira vez em um levantamento censitário brasileiro, a população quilombola foi identificada, enquanto grupo étnico, no mais importante retrato demográfico, geográfico e socioeconômico do País. Para tal, o Censo Demográfico 2022 fez um recorte para abordar as características desse contingente populacional, ao inserir nos questionários, com metodologia adaptada, as perguntas Você se considera quilombola? e Qual o nome da sua comunidade? A investigação dessa temática contou com o apoio das lideranças comunitárias quilombolas de todo o País, as quais atuaram no apoio ao mapeamento das comunidades e como guias para os recenseadores, garantindo que todos os territórios fossem visitados.

Para realizar esse trabalho, o IBGE contou com parte expressiva do quadro institucional de servidores, em seus múltiplos saberes e atribuições, estabeleceu parcerias com diversos órgãos e entidades, como o Fundo de População das Nações Unidas (United Nations Population Fund – UNFPA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, a Fundação Cultural Palmares – FCP, o Ministério da Igualdade Racial, entre outros, e beneficiouse do acompanhamento permanente da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ, garantindo-se o direito de consulta livre, prévia e esclarecida aos quilombolas em todas as etapas da operação.

Além de fornecer um panorama inédito da distribuição da população quilombola no território brasileiro, o IBGE, com o lançamento desta publicação, apresenta um conjunto de informações básicas até então desconhecidas sobre os totais de pessoas desse grupo étnico residentes no País, em diferentes níveis geográficos e recortes territoriais, assim como sobre os domicílios particulares permanentes ocupados com pelo menos um morador quilombola, em diferentes recortes, e sobre aqueles localizados em Territórios Quilombolas oficialmente delimitados.

Essas são as primeiras estatísticas oficiais sobre a população quilombola na história do País. Com sua divulgação, o IBGE consolida um importante avanço para o conhecimento da diversidade socioterritorial brasileira e para o exercício da cidadania.

Clique aqui para ter acesso ao Censo

 

Print Friendly, PDF & Email