Célia Xakriabá ressalta falta de representatividade indígena no Congresso

18/08/2022

Fonte:https://www.otempo.com.br/eleicoes/celia-xakriaba-ressalta-falta-de-representatividade-indigena-no-congresso-1.2718150

Em entrevista ao Café com Política, candidata a deputada federal pelo PSOL ainda disse que governo tem usado órgãos de proteção para atacar esses povos

Célia Xakriabá defendeu em entrevista ao Café com Política da Rádio Super a necessidade do aumento da participação dos indígenas na política

Célia Xakriabá defendeu em entrevista ao Café com Política da Rádio Super a necessidade do aumento da participação dos indígenas na política

Entre os 513 deputados federais do Congresso Nacional, apenas uma mulher é indígena. Já em Minas Gerais, o cenário é ainda pior: não há nenhuma representatividade. Postulante de uma cadeira na Câmara, a candidata do PSOL Célia Xakriabá defendeu em entrevista ao Café com Política da Rádio Super a necessidade do aumento da participação dos indígenas na política.

“Nós precisamos mudar essa realidade, porque se nós povos indígenas não somos nem 1% da população brasileira e 5% da população do mundo e protegemos mais de 83% da biodiversidade. Se estamos preparados para cuidar do planeta, estamos mais que preparados para estar no Congresso Nacional e não somente isso, também combater a bancada ruralista que tem sido agressora e responsável por grande parte do ecocídio”, afirmou.

A candidata lembrou ainda a importância da defesa do meio ambiente nas políticas públicas e na legislação. “Para enfrentar a bancada ruralista e defender as questões ambientais e a redemocratização do uso da terra, somos nós, a bancada do cocar que está mais que preparada. Aqui em Minas também é realidade a questão da mineração. As pessoas perguntam se somos índios de verdade, se fomos primitivos, e eu tenho perguntado se a mineração é civilidade de verdade? Porque ela tem comido as montanhas de Minas Gerais, tem comido as águas, as pessoas, então são eles que são primitivos”, enfatizou.

“As pessoas vão falar que a cota é um privilégio, mas na verdade é que somente no século 21 chegaram os primeiros indígenas na universidade. Em todo o Brasil, são quase 70.000 indígenas chegando na universidade, e se não fosse pela reparação da Lei de Cotas não conseguiria ter essa presença indígena. A cota não é privilégio, a cota é para saldar uma dívida histórica”.

Desmonte de políticas públicas

Para a candidata, a Fundação Nacional do Índio (Funai), criada para proteger os direitos dessa população, tem sido usada pelo governo de forma contrária: para perseguir essas populações. “O governo tem acentuado e usado a mão do estado para ter como projeto de país o genocídio, que escolheu nós povos indígenas como inimigo número um. Mas nós também escolhemos ser os primeiros a resistir, porque nesse momento decidiram em uma reunião interministerial passar a boiada em cima do nosso território. E nós decidimos passar com o nosso cocar”.

Demarcação de terras indígenas

Por fim, Xakriabá lembrou que o atual governo já prometeu desde o primeiro dia de gestão que não seriam demarcados nem um centímetro de terras indígenas no país. Além disso, a liderança falou sobre o aumento da violência contra essa população nos últimos anos. “Não somente não demarcou, como acentou o genocídio e o etnocídio, que é a matança da identidade, do nosso povo indígena. A morte de Don e de Brun é um caso de repercussão geral, mas naquela mesma semana assassinou quatro guarani kaiowá. Ao todo, são mais de dez lideranças assassinadas somente no mês passado”.

Print Friendly, PDF & Email