Cedefes publica ‘Diagnóstico Hidrossocioambiental Partinterativo’ da Comunidade Quilombola de Queimadas

27/09/2021

A publicação ”Diagnóstico Hidrossocioambiental Partinterativo’ da Comunidade Quilombola de Queimadas é um produto do Eixo 2 do projeto ‘Quilombo vivo: apoio e fortalecimento dos Quilombolas do Serro’, que finalizou neste mês de setembro as ações na Comunidade Quilombola de Queimadas, voltadas à preservação e conservação dos recursos hídricos.

As ações, que integram o Eixo 2 desse projeto, tiveram início em dezembro de 2019, reunindo moradores, mulheres e jovens que realizaram um primeiro exercício de reconhecimento do contexto hídrico na comunidade. A disposição da Comunidade em participar ativamente das ações se concretizou com a criação da Comissão de Recursos Hídricos, no início do mês de março de 2020, integrada por moradores de diversas localidades do vasto território que compõe a Comunidade Quilombola de Queimadas.

As restrições impostas pelo contexto de pandemia não comprometeram o desenvolvimento das ações, mas exigiram esforços de todos e todas envolvidos, no sentido de adotar formas alternativas de interação, de adaptar e criar metodologias que possibilitassem o alcance dos objetivos. O processo surpreendeu a todos envolvidos, principalmente por evidenciar o quanto as ações hidro socioambientais integram a defesa da vida e do bem viver – valiosas lições nos tempos atuais. Isso se destaca, sobretudo, devido o contexto hidro socioambiental da região da Comunidade Quilombola de Queimadas ter um importante papel no diálogo com a segurança hídrica da sede do munícipio do Serro.

 

Publicações do Projeto Quilombo Vivo – Eixo II:

 

1- Diagnóstico Hidrossocioambiental Partinterativo – Relatório Final

 

2- Diagnóstico Hidrossociambiental Partinterativo – versão simplificada

 

3- Atlas Hidrossociohidroambiental de Queimadas 2021

 

4- Recomendações para a melhoria das Águas na Comunidade Quilombola de Queimadas

 

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email