Cedefes participa de reunião com CDTN para tratar de melhoria das condições hídricas de comunidades quilombolas em MG

30/03/2022

No dia 30 de março o CEDEFES reuniu-se com a diretoria de Meio Ambiente no CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear) – para tratar do aditamento  do Acordo de Parceria, Pesquisa e Inovação que possibilitará o prosseguimento da assessoria técnica, voltada para a preservação e conservação dos recursos hídricos em comunidades quilombolas, no âmbito do Projeto Quilombo Vivo: apoio e fortalecimento dos Quilombolas de Serro MG.

A assessoria técnica do CDTN, entre 2020 e 2021, esteve voltada para a melhoria das condições hídricas da Comunidade Quilombola de Queimadas, por meio do mapeamento da disponibilidade hídrica e do uso e ocupação do território e respectiva caracterização de suas potencialidades e fragilidades hídricas. A realização do diagnóstico hidro socioambiental por meio de metodologias participativas tornou possível a elaboração conjunta com a comunidade de propostas de gestão dos recursos hídricos.

O trabalho realizado obteve amplo reconhecimento, tanto no âmbito institucional, como por outras comunidades, o que resultou na proposta de ampliação junto a outras comunidades do município de Serro por meio da formação ambiental comunitária, para preservação e conservação dos recursos hídricos. Nessa perspectiva o Projeto Quilombo Vivo conta com o prosseguimento da parceria CEDEFES-CDTN em 2022.

Foto: Alice Queiróz – CDTN/CNEN
Print Friendly, PDF & Email