Capoeira em Ilhéus – BA

23/11/2010

Resistências da Capoeira Angola no Sul da Bahia

02 de dezembro a 05 de dezembro de 2010

Participe!

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Brasão UESC 1

logo_miolo   Kàwé – Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais

 

                                                                            

 

 

 

 

 

 

02/12/2010 Quinta

logo-palotina-fundo-transparente9:00 às 12:00 Atividade com crianças e adolescentes na Instituição Sede do Projeto Capoeira Angola na Escola. CENTRO SOCIAL CRI’ART, no bairro do Salobrinho em Ilhéus.

Mestre Jurandir (FICA)  



 

 

 

 

                                                

 

OBS: Usar calça confortável, tênis e blusa de malha nas oficinas de movimento e ritmo de Capoeira Angola

 

02/12/2010 Quinta

14:00 às 17:00 Mini-Curso: Capoeira Angola Com Mestre Jurandir (FICA)

Local: UESC

30 vagas

Inscrições gratuitas

 



02/12/10 Quinta

18:00 Organização dos participantes nas oficinas de Capoeira Angola

18:30 às 20:00 Oficinas de Capoeira Angola (Movimento e Ritmo)

Roda de Capoeira Angola 20:30 às 21:30

Convidados:

Mestre Jurandir (BH), é carioca iniciou-se na capoeira na década de 70, em Duque de Caxias, RJ. Passou a treinar com Mestre Moraes em 1976, fazendo parte da história do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP) no Rio de Janeiro. Nos anos 80, mudou-se para Belo Horizonte, formando o grupo N`Golo Capoeira Angola. Em 1995, junto aos Mestres Cobra Mansa e Valmir, criou a Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA) e deu início à FICA-Belo Horizonte. Conduz um trabalho de capoeira angola nos EUA, fundou a FICA-Seatle, em 1996, onde viveu durante 10 anos. Atualmente, é também responsável pelos núcleos da FICA em Moçambique, Havaí, Texas, Califórnia, Portland (Estado de Washington) e Nova Iorque. Realiza oficinas e palestras sobre a história e a filosofia da capoeira angola em diversas universidades, escolas e em eventos de capoeira no Brasil e no exterior.

 

Mestre Cobra-Mansa (BA) nasceu no Rio de Janeiro em 1960 e iniciou-se na capoeira aos 14 anos, em Duque de Caxias, RJ. Em 1976 começou a treinar com Mestre Moraes e participou da fundação do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP) em Salvador, em 1982. Em 1994, convidado pela Sociedade Aussar Auset, Cobrinha mudou-se para os Estados Unidos, iniciando um trabalho de Capoeira Angola em Washington D.C. Em 1995, junto aos mestres Jurandir e Valmir, fundou a Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA), criando a primeira FICA nos EUA, em Washington D.C. Em 2004 retornou à Salvador, para criar o Kilombo Tenondé, fazenda onde realiza cursos sobre Capoeira Angola e Permacultura. Cobra Mansa dedica-se à manutenção da FICA e divulgação da Capoeira Angola em todo mundo, ministrando palestras em universidades e entidades culturais.

 

Mestre Virgílio de Ilhéus (BA) José Virgílio dos Santos, mais conhecido como Mestre Virgílio, 76 anos, é o mais antigo representante da velha guarda da Capoeira Angola de Ilhéus. Iniciado na capoeiragem aos 09 anos de idade, em meados de 1943, aprendeu o jogo com velhos angoleiros como os mestres Chico da Onça, Claudemiro, João Valença e Barreto. Na década de 50 foi formado Contra-Mestre por Mestre João Grande, que morou alguns anos na região de Ilhéus, sendo conhecido como João Bate-Estaca. Atualmente coordena a Associação de Capoeira Angola Mucumbo e desenvolve um trabalho de Capoeira Angola no Terreiro Matamba Tombeci Neto no bairro da Conquista e na comunidade de Olivença em Ilhéus, todos sem fins lucrativos. O mestre tem viajado pelo Brasil divulgando a Capoeira e lançou um cd recentemente com 20 composições, com fomento do projeto Capoeira Viva.

 

 

Contra-Mestra Tisza (BA), carioca e vem ensinando Capoeira e Maculelê desde 1992 no Brasil e no mundo. Uma das primeiras mulheres a ensinar capoeira na Europa no início dos anos 90. Morou em Nova Iorque onde ensinou capoeira por 12 anos. Agora reside e desenvolve seu trabalho na Fazenda Cultural Ouro-Verde na Bahia.

 

Contra-Mestre Cabello (BA) é paulista, guarda a tradição de seus ancestrais dedicando sua vida aos ritmos, instrumentos, cantigas populares e danças afro-brasileiras como também a Capoeira Angola. Desenvolve seu trabalho com a capoeira angola desde 1981 e ritmos folclore brasileiro sendo ele aluno e discípulo de Mestre João Grande.Há  7 anos leciona aulas e cursos para as comunidades da região de Itacaré, Serra Grande e Ilhéus participando de projetos comunitários. Co-criador e co-diretor juntamente com Tisza Coelho do evento internacional “Dance BatuKeira” de capoeira angola , percussão e dança afro brasileira , samba entre outros desde 2004 onde já participaram mais de 1200 pessoas e convidados de diversas partes do mundo e Mestres renomados agora na sua 16 edição. Desenvolveu por 15 anos o trabalho de embaixador da cultura brasileira em diversos países como: EUA, Caribe, Europa, Hong Kong,Coreia Japão,Austrália, Nova Zelândia e Israel ministrando cursos e palestras como também shows e apresentações em universidades ,escolas,teatros  e centros comunitários. Paralelo ao seu trabalho como educador e difusor da cultura. Participou de companhias de danças como Batoto Yetu , O Samba, Roots of Brasil e Dance Brazil.

 

Local: UESC/Ginásio Desportivo e Salas da Educação Física

40 vagas são destinadas as crianças e adolescentes envolvidos no projeto(Escola Municipalizada Barão de Macaúbas, Cri’art e Terreiro Ilê Axé Guaniá de Oiá)

40 vagas aberta ao público

Inscrições gratuitas

 

03/12/10 Sexta

09:00 às 12:00 Auditório Jorge Amado UESC

 

09:00 Homenagem à Laura Maria da Silva, Mãe Laura do Terreiro Ilê Axé Guaniá de Oiá e Homenagem ao Mestre Virgílio de Ilhéus da Associação de Capoeira Angola Mucumbo pelo apoio no Projeto com as crianças e adolescentes na cidade de Ilhéus desde 2009.

Mãe Laura é representante da Festa de Iemanjá e Vírgilio é o Mestre da Capoeira Angola em Ilhéus . Ambos são representantes da cultura Afro-brasileira na região da Costa do Cacau.

 

 
 



Departamento de Letras e Artes – DLA

03/12/10 Sexta

Auditório Jorge Amado-UESC

Palestras

09:30 às 10:30 Mestre Cobra Mansa ( FICA) Título: Em busca do Engolo na Angola – Relato de Viagem em Angola na África nos anos de 2006/2010 sobre as danças e lutas africanas que influenciaram a Capoeira Angola.

 

10:30 às 11:30 Valéria Amim (DLA/Káwè), Doutora em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2009). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Reabilitação da Asce (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz no Curso de Comunicação Social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Arte-Educação, Educação Comunitária e Currículo. Na comunicação desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas da cultura, identidade, religiosidade, imagem, inclusão social e folkcomunicação.

 

Título: Elementos da Religiosidade do Afro-brasileiro na Capoeira Angola

 

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO – PROEX

Proex



03/12/2010 Sexta 14:00 às 18:00

Mesa Redonda: Mestres de Capoeira Angola

Local: Auditório Jorge Amado UESC

Cultura Afro-brasileira e Educação

Mediadora: Profa. Elis Fiamengue (DCIE/Káwè) possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Sociologia , com ênfase em Sociologia da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, elitização, deselitização. vestibular, universidade publica.

·         Marinho (Gilmário Rodrigues Santos) – Representante do Terreiro Matamba Tombeci Neto em Ilhéus: Relatos de experiências dos projetos culturais, educacionais, sociais, econômicos e políticos realizados junto à cultura Afro-brasileira.

·         Mestre Jurandir e Mestre Cobra Mansa (FICA)

·         Mestre Virgílio (ACAM)

·         Mariana Camargo e/ou Rodrigo Aragão (Projeto Capoeira Angola na Escola e Instituições Sócio-Educativas)

 



 



04/12/2010 Sábado

8:00 às 11:00

Café da Manhã e Divulgação do Terreiro Ilê Axé Guaniá de Oiá – Mãe Laura

(Local onde o projeto realiza oficinas 2 X na semana)

Endereço: R. Marambáia, 130 B.Pontal Tel.(73) 3632-2214

Convidados: Mestres de Capoeira, Káwè, e interessados participantes da atividade

 

18:00 às 20:00 Sábado Roda de Capoeira Angola com a presença de grandes Mestres

Associação de Capoeira Angola Mucumbo

Responsável: Mestre Virgílio

Local: Praça de Olivença – B. Olivença, Ilhéus

 

 

 

 

 

 

 

 

05/12/2010 Domingo 19:00 às 21:00

9º Roda da Paz

Roda de Capoeira Angola com a presença de grandes Mestres

Associação de Capoeira Angola Mucumbo

Responsável: Mestre Virgílio

Local: Em frente à Catedral de Ilhéus, B. Centro – Ilhéus



 

 

Print Friendly, PDF & Email