Câmara Municipal de Ibirité aprova por unanimidade a criação do Patrimônio Hídrico e da Biodiversidade de Ibirité.

02/04/2020

Em tempos de pandemia nada melhor que medidas de efetiva preservação do meio ambiente e das águas. Parabéns aos vereadores1 Chegou sua vez William Parreira! Sanciona logo!

O Parque Estadual Serra do Rola Moça (PESRM) é terceiro maior parque em área urbana do Brasil, fica em área de transição entre biomas quase extintos, Cerrado e a Mata Atlântica, abrigando importantes mananciais (Rola-Moça, Taboões, Bálsamo, Catarina, Barreiro e Mutuca) que abastecem a Belo Horizonte e toda Região Metropolitana. Além disso, o local onde a mineradora pretende se instalar fica muito próxima a centenas de pequenas propriedades rurais em Ibirité e Sarzedo.
Desde 2009 a Mineração Santa Paulina tenta reativar a Mina da Boa Esperança em Ibirité, a mina entrou no Cadastro de Minas Paralisadas e Abandonadas, estudo da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) de 2016 que listou 400 casos em Minas Gerais, sendo classificada como “muito alta” no quesito vulnerabilidade natural. Portanto, é urgente que a Prefeitura Municipal de Ibirité, assim como acaba de fazer a Câmara Municipal, tome as medidas necessárias para que Ibirité seja declarado território livre da mineração. Com iniciativa popular, foi aprovado pela câmara de vereadores, o projeto de lei no qual institui a criação do Patrimônio Hídrico e da Biodiversidade. A Lei aprovada objetiva efetivar a proteção das águas na área da Serra do Rola Moça descrita no projeto de lei, impulsionando ainda o envolvimento social na elaboração de uma política municipal de proteção aos recursos hídricos.

Print Friendly, PDF & Email