Boitempo libera série completa com David Harvey no YouTube

06/10/2020

Fonte:https://blogdaboitempo.com.br/2020/10/06/boitempo-libera-serie-completa-com-david-harvey-no-youtube/

Ao longo de seis vídeos produzidos e legendados pela TV Boitempo, o autor discute alguns dos principais temas de seu livro mais recente sobre Marx e o capital no século XXI.

Já está disponível, na TV Boitempo, uma série especial sobre o capital no século XXI conduzida por ninguém menos que David Harvey! Ao longo de 6 vídeos legendados em português, o geógrafo marxista discute alguns dos principais temas de seus livros mais recentes, A loucura da razão econômica e Os sentidos do mundo em conversa com seu tradutor Artur Renzo.

Clique aqui para salvar a playlist completa, ou confira os vídeos um a um aqui neste post. Não se esqueça de se inscrever na TV Boitempo para receber nossos vídeos em primeira mão. Toda segunda, quarta e sexta tem conteúdo novo no canal!

Lembrando que todas as séries em língua estrangeira da TV Boitempo são sempre devidamente legendadas. Para visualizar as legendas, contudo, é preciso ativá-las no seu tocador do YouTube!

* * *


1. Automação, revolução e pós-capitalismo

De Elon Musk a Paul Mason, o falatório sobre “pós-capitalismo” tem cada vez mais pipocado no debate público a respeito das transformações de tecnologia, automação e inteligência artificial. Mas até que ponto isso constitui uma verdadeira revolução? Como uma esquerda marxista deveria se posicionar nessa nova configuração da acumulação de capital? Quanto disso se deve à contrarrevolução neoliberal? E como avaliar o potencial de propostas como a de Renda Básica Universal, que conta com apoio tanto de setores progressistas quanto de figuras do Vale do Silício?


2. A política dominada pelas finanças

“O governo é efetivamente dominado pelos acionistas e pelos interesses de Wall Street”.

Por que os bancos e o sistema de crédito desempenham uma função cada vez mais central nas nossas vidas? O que significa e como entender o tão falado processo de financeirização do capitalismo contemporâneo? De onde ele vem, quais são seus efeitos, e quais são as possibilidades de se contrapor a ele?


3. Desenvolvimento econômico e socialismo

O capitalismo contemporâneo está enredado em uma espiral destrutiva de crescimento exponencial infindável. Contra essa loucura da razão econômica, surge a pauta de “crescimento zero”. No entanto, até que ponto, no desenvolvimento geográfico desigual, não é possível dizer que algumas regiões do mundo se beneficiariam de certo desenvolvimento econômico? Para Harvey, é fundamental distinguir entre desenvolvimento e crescimento para pensar políticas de soberania alimentar, substituição de importações e formas de organização econômica que privilegiem a qualidade de vida dos trabalhadores e uma relação mais saudável com o meio ambiente e as populações indígenas, e não a garantia da reprodução do capital.


4. A pluralidade das lutas de classes hoje

Neste vídeo mais longo, Harvey discute a multiplicidade de formas de luta de classes na contemporaneidade, para além das batalhas travadas no chão de fábrica, e a importância de articulá-las, sem prejuízo de suas particularidades, em um projeto anticapitalista amplo. Por um lado, o processo de reestruturação produtiva vem deslocando uma série de postos de trabalho clássicos do chão de fábrica para o chamado setor de serviços ou para a informalidade (ou ainda para outras partes do mundo). Por outro lado, vemos o o avanço de pautas ligadas à reprodução social, ao racismo estrutural e à relação com a natureza e nossos recursos naturais. Diante desse cenário, o geógrafo britânico se vale do arcabouço teórico sistematizado por ele no livro A loucura da razão econômica para dar conta dessas diferentes formas de luta e apontar as formas em que seria possível articular essa multiplicidade em um projeto anticapitalista robusto, sem atropelar as particularidades de cada uma. Por isso, diz ele, antes de cair no falso antagonismo entre lutas identitárias versus luta de classes, cumpre avaliar o conteúdo anticapitalista de cada uma das diferentes formas de luta.


5. A loucura da razão econômica

Harvey discute o projeto de atualizar o pensamento de Karl Marx à luz das novas transformações da globalização capitalista contemporânea. Disparando contra a “loucura da razão econômica”, David Harvey revela a total impotência da dita “ciência econômica” imperante para lidar com os problemas postos pela crise atual do capitalismo. “Imerso no contexto do século XXI, Harvey questiona a pertinência e a atualidade de Karl Marx. Vai adiante dele, com ele.” – Amélia Luisa Damiani


Inscreva-se na TV Boitempo para receber os vídeos em primeira mão!

Não deixe de se inscrever no nosso canal para receber nossos conteúdos em primeira mão. Com vídeos novos todas as segundas, quartas e sextas, a TV Boitempo reúne cursos exclusivos, gravações de debates, palestras e aulas promovidos pela editora, além de reflexões inéditas de nossos autores sobre temas diversos. Com coordenação de Artur Renzo e assistência de Heleni Andrade, a TV Boitempo já ultrapassou o marco dos 235 mil inscritos, consolidando-se como o maior canal de YouTube de todo o mercado editorial brasileiro.


O livro

Em A loucura da razão econômica, um dos marxistas mais influentes hoje se propõe a atualizar o pensamento de Karl Marx à luz das novas transformações da globalização capitalista contemporânea. Disparando contra a “loucura da razão econômica”, ele revela a total impotência da dita “ciência econômica” imperante para lidar com os problemas postos pela crise atual do capitalismo. Ciente da urgência do objeto, o autor emprega uma escrita clara e acessível, sem prejuízo da profundidade do conteúdo, e procura fornecer um instrumental teórico à altura das complexidades e armadilhas da lógica do capital para que os diversos movimentos e organizações sociais possam calibrar melhor suas estratégias políticas diante do inimigo comum. Trata-se de uma obra de amplo alcance temático, voltada tanto para leigos quanto para iniciados, e que fornece reflexões estimulantes sobre fenômenos diversos como bitcoin, inteligência artificial, a eleição de Donald Trump, os megaprojetos chineses e a crise da Zona Euro.

“David Harvey provocou uma revolução em sua área de conhecimento e inspirou uma geração de intelectuais radicais.” – Naomi Klein

“Ler a devastadora denúncia de Harvey sobre como vivemos hoje é duvidar, como nunca, da convicção de que o livre mercado é a melhor maneira de aumentar o padrão de vida das pessoas.” – Stuart JeffriesThe Guardian

“Neste livro surpreendente, David Harvey tece delicadamente o movimento do valor a partir da obra de Karl Marx, em busca de uma maneira compreensível de representar seus achados fundamentais diante dos impasses econômicos e políticos da atualidade. Imerso no contexto do século XXI, Harvey questiona a pertinência e a atualidade do pensador alemão. Vai adiante dele, com ele.” – Amélia Luisa Damiani

“David Harvey não dá o menor sinal de que vá diminuir o ritmo; sua fecunda produção garantiu seu estatuto como um dos acadêmicos mais citados do mundo. Este seu mais recente livro oferece um panorama simples, sem ser simplista, do sistema de pensamento de Marx e aplica esse sistema ao atual clima de incerteza política e econômica, jogando luz, ao longo do processo, em problemas novos e antigos. Uma obra informativa para os iniciados mas também para os leigos.” – Fred Melnyczuk

 


Bônus

Perguntamos ao geógrafo marxista o que ele andava lendo, e quais livros de Marx (além de “O capital”, é claro) ele indicaria para o momento político atual e por quê. O que você achou das dicas dele? Já conhece as edições dessas obras na nossa coleção Marx-Engels?

Neste vídeo, Humberto Mattos, do canal “Saia da Matrix”, faz uma bela vídeo-resenha do terceiro capítulo do livro A loucura da razão econômica. Um ótimo convite à leitura e aos estudos!


TV Boitempo [clique aqui para se inscrever]

A TV Boitempo é atualmente o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro. Com uma programação semanal, disponibilizamos aqui séries exclusivas com nossos autores e colaboradores, além de vídeos de debates, palestras e cursos promovidos pela editora. Além desta nova série de Patricia Hill Collins, há em nosso acervo dezenas de cursos completos disponíveis e centenas de vídeos ao todo. Alguns destaques são os cursos “Feminismo e democracia“, conduzido pela cientista política Flávia Biroli; “Entendendo o precariado“, conduzido pelo sociólogo do trabalho Ruy Braga, “O privilégio da servidão“, conduzido pelo sociólogo Ricardo Antunes; além das série “Léxico Marx“, em que alguns dos maiores estudiosos da obra marxiana destrincham conceitos-chave do vocabulário marxiano, e da coluna mensal “Café Bolchevique“, com Mauro Iasi. Clique aqui para se inscrever no canal e receber nossas novidades audiovisuais em primeira mão!

Print Friendly, PDF & Email