BH recebe primeira edição de feira mineira das mulheres do campo

08/11/2017

Zuzileison Moreira - Assessor-chefe de Comunicação

Produtos regionais de trabalhadoras rurais serão vendidos nos dias 9 e 10 de novembro, na Praça da Assembleia

Pela primeira vez, Belo Horizonte vai receber uma feira da agricultura familiar organizado exclusivamente por mulheres do meio rural. A Iª Feira Mineira das Mulheres do Campo será realiza nos dias 9 e 10 de novembro, na Praça da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.

Realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), a feira tem como objetivo contribuir para a inclusão produtiva e a promoção da autonomia econômica da mulher trabalhadora do campo, na perspectiva da economia feminista e da agroecologia.

Cinquenta empreendimentos de mulheres dos territórios Zona da Mata, Leste, Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Região Metropolitana de Belo Horizonte foram selecionados para exporem seus produtos na feira, após seletiva realizada pela Seda.

Entre as empreendedoras estão mulheres de comunidades rurais e urbanas, assentamentos da reforma agrária e comunidades quilombolas.

Serão comercializados: doce de leite, cocada, mel, doce de abóbora, rapadura, doce de mamão, beiju, tapioca, farinha, mel, pães e biscoitos, manteiga, verduras, legumes e hortaliças, frutas, temperos e corante, amendoim, feijão andu, ovo caipira, requeijão, queijos, cachaças e licores, entre outros.

Considerando os problemas relacionados à questão de gênero na sociedade, a iniciativa busca contribuir para o enfrentamento destes, por meio do incentivo, visibilidade e formação das agricultoras familiares.

A I Feira Mineira das Mulheres do Campo é uma ação do Estado, realizada pela Seda, em atendimento às demandas históricas dos movimentos sociais ligados às mulheres do campo.

Serviço: 1ª Feira Mineira das Mulheres do Campo

Data: 9 e 10 de novembro (quinta e sexta-feira)

Local: Praça da Assembleia Legislativa

Horários:

Dia 09: 09Hs às 20Hs

Dia 10: 09Hs às 16Hs

Mais informações: (31) 39159670

 

Dona Lúcia, agricultora familiar em Simonésia – Divulgação SEDA/ MG

 

Dona Lúcia, agricultora familiar em Simonésia. Divulgação SEDA/ MG
Print Friendly, PDF & Email