Betim é o 17º município mineiro a aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

15/07/2021

Fonte:https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/betim-e-o-17o-municipio-mineiro-a-aderir-ao-sistema-nacional-de-promocao-da-igualdade-racial
A população da cidade é de cerca de 444,8 mil habitantes. Destes, 65,91% se autodeclaram pretos ou pardos

Betim é o 17º município mineiro a aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Casa de Cultura de Betim, construída no século XVIII. (Foto: Instituto da Memória e do Patrimônio Histórico e Cultura de Betim)

OSistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) ganhou mais um integrante. Betim, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), formalizou a adesão à ferramenta. A novidade está na edição desta quinta-feira (15), do Diário Oficial da União (DOU).

Confira o extrato de adesão.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimam que o município tem cerca de 444.784 habitantes e 65,91% da população se autodeclara preta ou parda.

O titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH), Paulo Roberto, lembra que, com a adesão, a cidade passa a ter alguns benefícios no acesso às políticas públicas.

“Com a entrada no Sistema, Betim tem agora prioridade no acesso às iniciativas do Governo Federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial oferecida em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento”, destacou o secretário.

O requisito para que um ente federativo possa fazer parte do Sinapir é possuir em sua estrutura um órgão público e um conselho de promoção da igualdade racial em funcionamento.

“A entrada de Betim no Sistema, irá possibilitar o acesso da maioria da sua população a ferramentas efetivas das políticas públicas de promoção da igualdade racial. Também reforça o compromisso do Governo Federal com o povo da cidade, no que tange ao enfrentamento a todo tipo de descriminação, preconceito e racismo”, disse o coordenador-gral de gestão do Sinapir, Helbert Pitorra.

Na região, além do estado de Minas Gerais, já integram o Sistema: Barbacena, Belo Horizonte, Contagem, Cruzeiro de Fortaleza, Itabira, Januária, Governador Valadares, Lagoa Dourada, Nova Lima, Ouro Preto, Paracatu, Patos de Minas, Pompéu, Uberaba, Vazante e Virgem da Lapa.

Sobre o Sinapir

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma forma de organização e de articulação voltado à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país.

Saiba mais.

Para dúvidas e mais informações:
gab.snpir@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3525

Print Friendly, PDF & Email