Belo Horizonte sediará a 5ª SEMANA DOS DIREITOS HUMANOS – IGUAIS NA DIFERENÇA

30/11/2010

Belo Horizonte (MG) recebe entre os dias 7 e 12 de dezembro próximos a Semana dos Direitos Humanos: Iguais na Diferença. O evento é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte. São mais de 40 atividades gratuitas em diferentes pontos da capital mineira.

A semana tem como objetivo reforçar a importância do exercício concreto e prático da cidadania apoiando a busca por direitos iguais a todos os seguimentos da sociedade. O evento celebra o aniversário de 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos chamando o público para uma  reflexão sobre a valorização do ser diferente atrelado a busca por direitos iguais.

A abertura acontece no dia  7 de dezembro, a partir das 18h30, com show do cantor Vander Lee, na praça da Assembléia. Autoridades federais, estaduais e municipais estarão presentes.
Nos dias 8 e 9 mais de 40 atividades acontecerão de forma simultânea contemplando diferentes pontos da cidade para que todos tenham a oportunidade de conhecer e participar das iniciativas que buscam pelo exercício efetivo dos direitos humanos. Temas como educação, liberdade, saúde mental, meio ambiente, infância, adolescência, defesa social, previdência e muitos outros serão tratados por entidades competentes que além de prestar esclarecimentos, irão auxiliar a população sobre quais medidas devem ser tomadas e onde os interessados devem recorrer em caso de dúvidas.

Para o dia 10 de dezembro já estão programadas atividades como o 17º Seminário de Direitos Humanos “Iguais na Diferença” que acontece a partir das 9h, no auditório da Prefeitura de Belo Horizonte, a inauguração do Memorial em homenagem ao desaparecido político José Carlos Matta Machado, às 17h, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a exposição fotográfica acompanhada do lançamento do livro Direitos Humanos – Imagens do Brasil da Denise Carvalho com a presença do ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, no Museu de Artes e Ofícios.
Neste ano, a Feira Cultural dos Direitos Humanos será realizada no dia 11 de dezembro de 2010 no Parque Municipal da cidade.

O encerramento em grande estilo, acontecerá no dia 12 de dezembro com o show dos Direitos Humanos: Iguais na Diferença em homenagem ao cantor Milton Nascimento, celebrando também o aniversário de Belo Horizonte que comemora 113 anos. Artistas como Fernanda Takai, Margareth Menezes, Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Elza Soares, entre outros, já estão confirmados para a ocasião.

5ª Semana dos Direitos Humanos

Data: 7 a 12 de dezembro de 2010

Local: Belo horizonte (MG)

Atividades acontecerão em diferentes pontos da cidade

Print Friendly, PDF & Email