Banco do Brasil tem 15 dias úteis para se posicionar junto ao MPF sobre ‘inquérito da escravidão’

28/10/2023

Tania Pacheco

Fonte:https://racismoambiental.net.br/2023/10/28/banco-do-brasil-tem-15-dias-uteis-para-se-posicionar-junto-ao-mpf-sobre-inquerito-da-escravidao/

Um mês após notificar o Banco do Brasil (BB) quanto à instauração de um inquérito civil público para investigar a relação do banco e de seus acionistas com a escravidão, em 27 de setembro, o Ministério Federal (através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro) reuniu-se ontem, 27/10, com representantes da instituição. Participaram também da reunião sete dos 14 historiadores que propuseram a ação ao MPF e representantes dos ministérios da Igualdade Racial e da Cidadania e Direitos Humanos e da OAB.

Segundo a PRDC, nos últimos anos vem ganhando força um movimento internacional por reparação histórica de grandes instituições que participaram da escravidão, e a iniciativa tem por objetivo “promover a reflexão sobre o tema para garantir que crimes contra a humanidade como esse jamais se repitam”. Como está dito no inquérito aberto,

“Revisitar a escravidão implica desnaturalizar a forma como tratamos o papel das instituições e de pessoas que se constituíram e enriqueceram à custa dessa mancha em nossa história. Se, por um lado, devemos reconhecer o papel do negro na construção das riquezas materiais e na estrutura econômica do país para repensarmos a própria história da formação do Estado brasileiro, é necessário, por outro, enfatizar que a diáspora africana é resultado de um projeto de desumanização, violências e dores que contou com a complacência de pessoas, famílias e instituições, as quais se beneficiaram proativamente dessas atrocidades, sem qualquer tipo de manifestação de reconhecimento ou responsabilização”.

Pelo MPF, participaram da reunião os procuradores Julio José de Araujo Junior, Jaime Mitropoulos e Aline Caixeta. Representando os historiadores, Martha Abreu, Hebe Mattos, Thiago Campos, Mônica Lima, Clemente Penna, Álvaro Nascimento e Ynaê Lopes. O banco enviou representantes da suas unidades ASG (que cuida das áreas ambiental, social e governança) e jurídica.

Abrindo a reunião, o procurador Julio Araujo enfatizou a importância de se aprofundar as discussões sobre o inquérito civil, dando oportunidade para que os presentes apresentassem novos estudos e contribuições, e o Banco do Brasil, suas considerações sobre o tema.

Ao final, como encaminhamentos, ficou definido que em 15 dias úteis o BB deverá “se manifestar sobre o reconhecimento de sua participação  no tráfico de pessoas escravizadas e na escravidão”; sobre um pedido de desculpas público respeito; e sobre seu “interesse na construção de um plano de reparação em relação ao período”. Reconhecida sua responsabilidade, caberá também ao banco informar as medidas que irá tomar como reparação, incluindo o financiamento de pesquisas sobre o tema e a “racialização” de sua estrutura.

Aos historiadores, caberá disponibilizar para o Banco do Brasil, até o dia 3 de novembro, teses e estudos sobre o assunto, com intermediação do Ministério da Igualdade Racial.

Já o MPF realizará audiências públicas para discutir um possível plano de reparações para o banco, estando a primeira marcada para o dia 18 de novembro. Paralelamente, o banco deverá, também para novembro, agendar reunião de sua presidenta, Tarciana Medeiros, com os procuradores, para discutir os encaminhamentos propostos.

A íntegra do Despacho dos procuradores da PRDC que autorizou a abertura do inquérito “Tráfico de pessoas negras escravizadas e o Banco do Brasil: direito à reparação” pode ser encontrada aqui. Na sua abertura, quem nos fala é Luiz Gama:

Que mundo? Que mundo é este?
Do fundo seio d’est’alma
Eu vejo… que fria calma
Dos humanos na fereza!
Vejo o livre feito escravocrata
Pelas leis da prepotência;
Vejo a riqueza em demência
Postergando a natureza
Vejo o vício entronizado;
Vejo a virtude caída,
E de coroas cingida
A estátua fria do mal;
Vejo os traidores em chusma
Vendendo as almas impuras,
Remexendo as sepulturas
Por preço d’áureo metal.

Imagem de vídeo do Banco do Brasil censurado por Jair Bolsonaro, em 2019.

Print Friendly, PDF & Email