ÀWÀ: Documentário que conta a história de Mocambeiro é lançado em Matozinhos

No último sábado, dia 12, foi lançado o documentário ÀWÀ – DE ÁFRICA A MOCAMBEIRO, MATOZINHOS, que é uma proposta do Museu Ojú Aiyê, com idealização e roteiro de Walice Carvalho, Curador, e proprietário do Museu e Babalorixá da comunidade religiosa de Matriz Africana Ilé Ase Alakétú Sàngó Aira Igbonã, em Matozinhos. Assista abaixo!

ÁWÀ (Nós Somos), debruça-se especificamente sobre a história de Mocambeiro, distrito da cidade de Matozinhos, Minas Gerais, e do número considerável de negros escravizados advindos de várias nações africanas e que trazem em sua história a vivência de um povo ligado à religiosidade e a cultura marcante de seus antepassados.

“Mocambeiro era o abrigo dos que fugiam do Vínculo da Jaguara, um grande empório rural situado às margens do Rio das Velhas. Chegou a possuir mais de mil cativos e foi incorporada ao erário Real após o arrependimento do antigo detentor da Sesmaria, Coronel Antônio Abreu Guimarães, após enriquecer contrabandeando ouro e diamantes. Uma narrativa histórica, emocionante e surpreendente!”, explicou Walice.

Ficha Técnica
Walice Carvalho – Roteirista / Idealizador
André Carvalho – Dir. de Fotografia / Edição / Op. de Drone
Ravana Ferreira – Narração / Apresentação Gabrielle Linhares
Apoio Técnico Estúdio Clave de Sol
Gravação Produtora Octopus Filmes

Print Friendly, PDF & Email