Audiência Pública sobre Ampliação da Mina de Capão Xavier (Vale) em área de mananciais de abastecimento público de BH e RMBH

12/02/2011

Audiência Pública sobre Ampliação da Mina de Capão Xavier (Vale) em área de mananciais de abastecimento público de BH e RMBH
Data : 15 de fevereiro.  Hora: 19:00
Local: Escola Sesi – Av. Senador Levindo Coelho, nº2680 – Vale do Jatobá (região do Barreiro), BH.


Peço o apoio de todos para divulgarem e comparecerem à próxima Audiência Pública sobre a ampliação da Mina de Capão Xavier (Vale), nas bordas do Parque Estadual da Serra do Rola Moça e em áreas de Proteção Especial para preservação de mananciais de abastecimento público – APEs Córregos Catarina (que abastece a região do Barreiro e a Valourec Mannesmann), Mutuca e Fechos (que abastecem a Região Centro-Sul de Belo Horizonte) e Córrego do Barreiro (primeiro manancial de abastecimento público criado por volta de 1913 em BH).

No mês de janeiro ocorreu a primeira audiência pública sobre a proposta de ampliação de Capão Xavier, no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, momento em que reivindicamos a realização de audiência em Belo Horizonte, nas regiões do Barreiro e Centro-Sul.

Algumas das manifestações de integrantes da sociedade civil durante esta audiência foram publicadas no blog da Arca-Amasserra: http://arcaamaserra.blogspot.com/2011_01_01_archive.html – vejam publicação no dia 15 de janeiro.

  •  
  • Abaixo, notícia sobre decisão da justiça sobre a Mina de Capão Xavier. Em anexo, um estudo que fundamentou representação pública ao Ministério Público Estadual, em 2003.


É sabido que o governo estadual, por lei delegada, publicada em 11 de janeiro último, flexibiliza a proteção de áreas de Proteção Especial para mananciais de abastecimento público, que passaram a ser consideradas unidades de conservação de "desenvolvimento sustentável". No conceito de "desenvolvimento sustentável" de diversas autoridades, tudo pode, inclusive a mineração nos aquíferos acumulados junto às jazidas ferríferas…

Cabe a nós, sociedade, defender nosso patrimônio coletivo, uma vez que consideráveis segmentos no Estado e no parlamento se prestam a este desserviço.

Gustavo Gazzinelli
Movimento pelas Serras e Águas de Minas
Print Friendly, PDF & Email