Audiência Pública: O novo Fundeb e a educação escolar indígena, quilombola e em territórios de vulnerabilidade social

22/11/2019

Fonte:http://acaoeducativa.org.br/blog/2019/11/22/o-novo-fundeb-e-a-educacao-escolar-indigena-quilombola-e-em-territorios-de-vulnerabilidade-social/
O Capítulo Brasil da Rede Internacional Gulmakai do Fundo Malala lança nota técnica “O Novo Fundeb e a Educação Escolar Indígena, Quilombola e em Territórios de Vulnerabilidade Social”, em audiência pública conjunta da Comissão de Educação do Senado Federal e da Comissão Especial do Fundeb da Câmara dos Deputados, hoje (26 de novembro), às 14h30.

A nota técnica ressalta a importância do novo fundo para essas modalidades e traz quatro recomendações para o enfrentamento das desigualdades educacionais e para o controle social da aplicação de recursos. Confira documento na íntegra.

A audiência pública terá a participação de jovens indígenas e quilombolas e de representantes do FNEEI (Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena), da Conaq (Comissão Nacional de Comunidades Quilombolas), da Articulação de Organizações Negras, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, da CNTE (Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação), além das organizações que compõem o Capítulo Brasil da Rede Gulmakai e de parlamentares das comissões.

O Capítulo Brasil da Rede Internacional Gulmakai é composto pela Ação Educativa (SP), Associação Nacional de Ação Indigenista – Anai (BA), Centro de Cultura Luiz Freire (PE) e Mirim Brasil (PE), organizações apoiadas pelo Fundo Malala para desenvolver projetos que favoreçam a educação de meninas e mulheres.

Serviço:
Audiência Pública: O novo Fundeb e a Educação Escolar Indígena, Quilombola e em Territórios de Vulnerabilidade Social
Data: dia 26/11, às 14h30
Local: Plenário 15 da Ala Alexandre Costa – Anexo II do Senado

Informações para a imprensa:
Julia Daher (Ação Educativa – cobertura em Brasília)
11 99457-7006
julia.daher@acaoeducativa.org.br

Bárbara Lopes (Ação Educativa – SP)
11 95796-5224
barbara.lopes@acaoeducativa.org.br

Ana Paula Lima e Rutian Pataxó (ANAI – BA)
31 9106-7505
anapaulaferrllima@gmail.com

Mariana Reis (Centro de Cultura Luiz Freire – PE)
81 999614-8271
marianareis@cclf.org.br

 

Repercussão da audiência [selecionados da mídia]

Foto 1: Miriam Brasil. Fonte: https://www.instagram.com/p/B5a9ezon7lu/?igshid=vm2az8g74r5g

[As entidades brasileiras que compõem a Rede Gulmakai do @malalafund — @anai_associacaoindigenista @acaoeducativa @centroluizfreire e o MIRIM Brasil– estiveram no Congresso Nacional, em Brasília, nesta semana de mobilização nacional por um novo Fundeb. Participamos de uma audiência pública sobre o impacto do novo Fundeb na educação escolar indígena, quilombola e em territórios de vulnerabilidade social. E entregamos ao presidente da Câmara, @rodrigomaiarj , uma carta escrita por @malala em defesa do novo Fundeb. Saiba mais em: mirimbrasil.org.br (link no perfil)
Foto 1: Waldemir Barreto/Agência Senado]

Foto 2: Campanha Oficial #Fundebpravaler . Fonte:

[Carta da ativista foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia nessa terça-feira (26) por representantes da Rede Gulmakai, do Fundo Malala.
Também junto a parlamentares da Câmara e do Senado que legislam diretamente sobre o novo Fundeb, foi reforçado compromisso com um Fundeb mais inclusivo, vinculado a parâmetros de qualidade, e com mais recursos da União. Um #fundebpravaler que corrija desigualdades em territórios vulneráveis – como aqueles onde vivem populações indígenas, quilombolas e do campo. Saiba mais em campanha.org.br.]

Print Friendly, PDF & Email