Ato público cobra punição para assassinos dos índios de MS

25/11/2011

os movimentos sociais, representantes de organizações governamentais e não governamentais promovem um  ato "Contra a Impunidade e em Defesa dos Povos Indígenas". Será às 9 horas no Plenário Júlio Maia, da Assembleia Legislativa de Campo Grande.


Os acadêmicos indígenas participam do ato, para o qual também foram convidados representantes do Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional do Índio (Funai), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Movimento Sem Terra (MST), mandato do Deputado Estadual Pedro Kemp, lideranças e vereadores indígenas de Mato Grosso do Sul.
 
No dia 18 de novembro houve mais um atentado contra indígenas que ocupam área em litígio. Segundo testemunhas, o ñhanderu Nísio Gomes foi assassinado durante invasão ao acampamento indígena Guaiviry, no município de Aral Moreia. Os indígenas relataram que o corpo foi levado junto a duas crianças. O ataque foi tão brutal que a comunidade não alimenta muita esperança quanto às vidas dos menores, que ainda não foram encontrados, bem como o corpo de Nísio. Além disso, vivenciam medo de novos ataques, pois entre os acampados de Y Po’i, no município de Paranhos, já houve fato semelhante com dois mortos e um não encontrado, que segundo os relatos, também foi assassinado.
Print Friendly, PDF & Email