Ato contra o preconceito e desriminação racial

15/05/2011

No dia 18 de maio, será realizado um Ato público contra a discriminação e o preconceito, na porta do |Juizado de

Pequenas Causas em Juiz de Fora (Av. Brasil 1000 ao lado da Pavan), ás 10hs da Manhã. 


O Comitê Central Popular e várias outras organizações que assinam a moção de repúdio, exigem a condenação e a exoneração do diretor Leonardo Ferreira da Silva da Escola Estadual Padre Frederico, este diretor tem que ser punido!! Todas as organizações, pessoas que puderem também assinem a moção.

 

É hora de todas os trabalhadores e trabalhadores, militantes sociais, estudantes, sindicalistas, gritarem bem alto!!!!

 

Chega de preconceito e descriminação!!! É importante que cada pessoa que puder participe.

 

(há) braços de Luta, só a luta muda a Vida !!!

Comitê Central Popular

Há 500 anos caçamos índios e operários, 
há 500 anos queimamos árvores e hereges, 
há 500 anos estupramos livros e mulheres, 
há 500 anos sugamos negras e aluguéis.

  


* Em anexo a Monção, para mais informações entre em contato (32) 8809-1403 ou (32) 9981-5660 – A baixo a monção de repudio que detalha melhor os fatos.

MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA PRECONCEITO

NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

 

            Há 500 anos os trabalhadores brasileiros sofrem todos os tipos de violência, de repressão, exploração e opressão; a grande maioria os trabalhadores no Brasil possuem a etnia negra que construiu nosso país, com muito suor e sangue. Até os dias atuais ainda são discriminados, marginalizados e humilhados; são privados do acesso a educação, a saúde, a habitação, ao emprego. Mesmo com todos os direitos garantidos com a Constituição de 1988, ainda acontecem casos de violação destes direitos, que cada vez mais são naturalizados na sociedade como casos irrelevantes e pontuais, sendo que na verdade o número de ações preconceituosas e discriminatórias só vem aumentando.

            O que mais nos chama a atenção são os incidentes envolvendo o âmbito escolar, pois as escolas deveriam ser o espaço de construção de valores de cidadania; respeito ao próximo; solidariedade; amizade; desconstrução de preconceitos de todas as formas, seja racial, sexual, religioso, social. Todos os funcionários que trabalham em espaços educativos e lidam com crianças deveriam ter como princípios a construção destes valores; principalmente os diretores, que tem o papel de ser o exemplo para todos os demais, por assumir uma responsabilidade muito grande, de coordenar um espaço de ensino que garanta os direitos das crianças e adolescentes.  

            É com muita indignação que relatamos e demonstramos através desta moção todo nosso repúdio à postura do diretor da Escola Estadual Padre Frederico, Diretor Leonardo Ferreira da Silva. No mês de agosto de 2010 ocorreu um grave caso de preconceito e descriminação com uma criança de 13 anos, negra, soro positiva. A menina foi agredida verbalmente e fisicamente pelos alunos de sua sala, foi colocada pra fora de sala, levada pela professora para a sala do diretor, foi surpreendida mais uma vez, teve seus direitos violados, foi mau tratada, recebida aos berros pelo diretor e mandada embora para casa. Sua avó voltou no outro dia, para saber do caso e foi recebida com palavras de baixo calão, como “negra escandalosa”, sua neta foi chamada de mentirosa. Imediatamente a avó registrou queixa (foi feito ocorrência policial), além de denunciado a todos os órgãos judiciais cabíveis, superintendência de ensino estadual de educação, conselho tutelar, o caso também foi levado ao conhecimento ao conselho da criança e da adolescência com o intuito de receber apoio.

            Nós, dos movimentos sociais e organizações da classe, consideramos inadmissível uma atitude como essa ocorrer em uma escola e ser protagonizada pelo diretor de uma unidade de ensino. Exigimos que este diretor seja exonerado e condenado criminalmente. O que temos a dizer ao diretor é que as escolas se pintem de todas as etnias, não só entre os alunos, mas também entre os professores e os diretores; que se pinte de operários e de camponeses, que se pinte de povo, por que o ensino não é patrimônio de ninguém e sim de todos os brasileiros. Pátria Livre!!!! Venceremos  


Print Friendly, PDF & Email