Arturos festejam 13 de Maio em Contagem

05/05/2011

Turistas e moradores de Contagem vão se misturar para, mais uma vez, prestigiar uma das mais tradicionais festas do município, a comemoração do 13 de Maio, pela Comunidade Negra dos Arturos, que este ano festejam os 121 anos da assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel, que colocou fim na escravidão do país, em 1888.

No final de semana, de 7 e 8 de maio, a Comunidade Negra dos Arturos de Contagem, descendentes de escravos que moram junto à Sede histórica do município em terras adquiridas pelo patriarca Arthur Camilo, comemoram os 121 anos da assinatura da Lei Áurea, pela princesa Isabel, com uma programação que já se tornou tradição na cidade. As festividades começam no  sábado, dia 7, com a concentração das guardas de Congo e Moçambique dos Arturos, a partir das 18h, na própria comunidade.

As 18:30hs acontece o Cortejo das Guardas para a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário para a Celebração Eucarística.

A festa tem prosseguimento ainda na noite de sábado, as 20h30,  com o levantamento dos mastros com estandartes de São Benedito, Santa Efigênia e Princesa Isabel, na Comunidade dos Arturos, Igreja do Rosário e Casa da Cultura "Nair Moreira Mendes" – Museu Histórico de Contagem. Mas, a programação principal está reservada para o domingo. E tudo começa às 4 horas, com a Festa da Matina com a "Dança que Chama o Sol", que desperta a Comunidade para as celebrações do dia.

A partir das 7h, tem início o desfile dos escravos e cavaleiros, saindo da Casa da Cultura até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, onde os Arturos recebem as Guardas de Congo e Moçambique visitantes. Em seguida, acontece a intervenção teatral da Abolição apresentada pelos jovens da Comunidade dos Arturos.
Às 10h, acontece a apresentação do "Lamento Negro", na porta principal da Matriz de São Gonçalo, quando os ex-escravos pedem permissão para entrar, já que, agora, estavam livres. Aberta a porta, todos entram e celebram a Missa Conga, com todos deixando a igreja e, em cortejo, seguem até a Comunidade onde acontece o almoço de confraternização.

Após um breve descanso, acontece o cumprimento de promessas e às 17h 30, a procissão de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, saindo da Comunidade até a Igreja do Rosário, onde ocorre a despedida das guardas visitantes e o encerramento das festividades, com o "Deus seja Louvado
 

Print Friendly, PDF & Email