22/06/2021
Fonte:https://evoe.cc/apoio-emergencial-para-retomada-indigena-na-mata-do-japones-saojoaquim-de-bicas
URGENTE apoie aldeia do grupo indígena Katurãma Pataxó atingido de Brumadinho em terra doada em São Joaquim de Bicas, MG
Sobre o Projeto
Em tempos de ódio a esperança floresce! Uma nova aldeia está apenas começando para o grupo indígena Katurãma Pataxó atingido pelo crime da Vale com o rompimento da barragem em Brumadinho.
Vamos precisar de todo mundo nessa retomada!
Entenda
Cerca de 20 famílias indígenas do povo Pataxó e Pataxó Ha-hã-hãe ocuparam a Mata do Japonês, em São Joaquim de Bicas, na tarde de quarta-feira (9/6), após a doação do terreno pela Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira. O grupo morava às margens do Rio Paraopeba e foi atingido pelo rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019. Desde então, têm sofrido com a morte do rio e a falta de apoio da Vale para encontrar um novo território adequado para se instalarem.
A área fica em São Joaquim de Bicas e é conhecida como Mata do Japonês. Segundo Antônio Hoyama, diretor da Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira, Antônio Hoyama, a doação beneficiou tanto a reserva quanto os indígenas, já que o local está sendo invadido por ‘grileiros’ desde 2010.
(Para a reportagem completa clique aqui)
Agora as famílias estão lutando para se estabelecer no território, com recursos muito precários e contante intimidação e ameaça de invasão por grileiros.
O que está acontecendo agora?
O grupo já ocupa parte da área cedida, é realmente um lugar abençoado de grande de mata soberana. As crianças deixando tudo mais leve. Entretando, as condições estão precaríssimas e com a integridade do acampamento ameaçada por grileiros.
Segundo relatos de quem está lá, os grileiros passam de moto dentro do acampamento, ficam de tocaia e se recusam a sair da área. Fazem uso de bebidas alcoólicas. Alguns deles estão armados, alguns nos insultam com ofensas racistas.
Precisamos de apoio para fortalecer o acampamento, para nos fortalecermos mutuamente e para retomar essa terra indígena. A luta será grande mas valerá a pena.
Objetivos do financiamento coletivo
O financiamento coletivo EMERGENCIAL será usado para a construção de uma cozinha de uso coletivo no acampamento e para a compra de itens básicos (como água e materiais de limpeza).
Também estamos recebendo doações. A lista de necessidades inclui: água, alimentos, carne, cobertores, colchões, roupas de cama, redes, barracas/tendas, lonas, máscaras novas e álcool gel 70, materiais de limpeza e lixeiras grandes.
Para realizar doações de materiais envie uma mensagem no nosso inbox ou no email comitemineiro@gmail.com .
Quem somos
O Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indigenas é uma rede de apoiadores e fortalecedores das causas indigenas. Atuamos principalmente em Belo Horizonte e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O Comitê é uma rede de indígenas de BH e RMBH, Minas Gerais. Somos um coletivo feminista, antirracista, antilgbtfóbico e decolonial.
Nossa luta é pelo resgate de uma nova, antiga e ancestral maneira de ver o mundo. Atuamos com mobilização social, educação, garantia de direitos humanos, divulgação da cultura e letramento racial nas temáticas indigenas, bem como no acolhimento de demandas de parentes indígenas em contexto urbano, em aldeias ou em situação de trânsito na região.
Nos reunimos desde 2012 e nesse período muitas batalhas vivenciamos, alguns tombaram, outros ficaram pelo meio do caminho. Mas seguimos firmes e desistir não faz parte do que somos.
Com parcerias de diversos setores, sem financiamento privado nem estatal, o Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas atua há 9 anos de maneira autogestionada e autônoma na luta por garantia de direitos às populações indígenas da RMBH e na luta por um futuro abundante de vida.
Somos indígenas! Nosso cep e endereço não irão ditar nossas identidades, ancestralidade e nossa luta!
Caminhamos com força. Se juntem à luta conosco.
*As fotos utilizadas são de Isis Medeiros e de Luciana Castro
O financiamento coletivo EMERGENCIAL será usado para a construção de uma cozinha de uso coletivo no acampamento e para a compra de itens básicos (como água e materiais de limpeza). Colocamos uma meta estimada de R$ 5.000,00 para 15 dias de campanha, assim conseguiremos construir a cozinha urgentemente
Clique aqui para apoiar o projeto