Antônio Pedro

12/03/2010

 

Antônio Pedro
 
Localização:
 
A comunidade se situa na região sul de Belo Horizonte, confluência do bairro Santo Antônio e da Vila Estrela.
 
Infra-estrutura:
 
Há 20 residências na comunidade. Há uma média de duas famílias em cada moradia. A comunidade faz parte da Vila Estrela. Os moradores usam os serviços do bairro. A Vila Estrela faz parte de um grande e populoso aglomerado juntamente com a Barragem Santa Lúcia e o Morro do Papagaio.
 
História:
 
Os primeiros moradores do local são Antônio Pedro da Silva e Maria Eulália dos Santos. Antônio Pedro tem a sua origem na Serra do Cipó, enquanto Maria Eulália é oriunda de Bonfim do Paraopeba.
Há documento de cartório que afirma a residência de Antônio Pedro desde o ano de 1918 no local.
Segundo relatos de seu filho, Darcy José Martins, antigamente havia muita plantação de hortas que era comercializada no entorno da comunidade. Darcy lembra da cerca que envolvia as casas. Esta realidade se transformou com o crescimento desordenado do bairro Santo Antônio e da Vila Estrela.
Segundo o morador Rodrigo Martins, todas as famílias são adeptas ao protestantismo e freqüentam a igreja Batista da Vila Estrela. Mas, nem sempre foi assim, antigamente havia cultos de religião de matriz africana na mata da comunidade. Segundo Rodrigo, os moradores fazem reza no mesmo local em que realizavam a “macumba” e os “sacrifícios”.
 
Conflito:
 
Atualmente a comunidade vive um conflito em decorrência da criação do parque ecológico do Santo Antônio. O local possui um significado simbólico para os moradores. Algumas casas já foram desapropriadas pela prefeitura de Belo Horizonte.   
 
 
Print Friendly, PDF & Email