ANDES-SN promove seminário sobre meio ambiente em Brasília‏

07/12/2012

Será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro, em Brasília, o seminário nacional do ANDES-SN sobre o tema “Desdobramentos da Rio+20 e Código Florestal Nacional”, que será seguido por reunião dos grupos de trabalho de Política Agrária e Meio Ambiente (GT Pama) e de Ciência e Tecnologia (GT C&T). A realização do seminário foi decidida no último Conad.

O evento terá na abertura, na manhã de sábado (8), a participação do presidente do Instituto de Desenvolvimento Ambiental (Ida), Luiz Mourão de Sá, que falará sobre o “Compromisso do Brasil na Rio+20”. Em seguida, Felipe Amaral, diretor do instituto Biofilia, falará sobre as “Perspectivas da questão ambiental urbana e rural no Brasil”.

No horário da tarde, das 14h30 às 18h30, serão debatidos os seguintes temas: “A reforma agrária e a perspectiva da agricultura campesina” e “Impactos orgânicos da atual produção agrícola negocial – transgênicos e biocidas”, que contarão, respectivamente, com os seguintes palestrantes, Cledinei Carneiro Zavarski, do Movimento dos Sem-Terra (MST), e o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Althen Teixeira Filho.

Domingo (9) haverá, pela manhã, a palestra do professor da Universidade Federal do Rio Grande (UFRG) Ant�?nio Libório Philomena, que falará sobre “O Código Florestal: uma visão sistêmica – impactos diretos”. Já os impactos indiretos do Código Florestal serão tratados na palestra seguinte, a ser proferida pelo professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) José Domingues de Godoi Filho. No horário da tarde, das 14h30 às 18h, serão discutidos os encaminhamentos do seminário.

Para o 2º vice-presidente da Regional Planalto do ANDES-SN e membro da coordenação do grupo de trabalho que organiza o Seminário, Claus Akira Matsushigue, o evento servirá de subsídio para as discussões que resultarão nos textos e propostas sobre meio ambiente a serem apreciados no 32º Congresso do Sindicato Nacional. “Também vai aprofundar o debate sobre questões ambientais urgentes, como as consequências da Rio+20 e o Código Florestal, o que nos auxiliará na definição de planos de atuação do Sindicato em 2013”, afirmou.

Serviço:

Seminário Nacional do ANDES-SN “Desdobramentos da Rio+20 e Código Florestal Nacional”

Data: 8 e 9 de dezembro

Local: Saint Paul Plaza Hotel (SHS, Quadra 2, Bloco H), Brasília, DF.

Print Friendly, PDF & Email