Ancestralidade: Herança do corpo • Cia. Baobá de Dança – dia 15/08 Espaço 104 – Belo Horizonte / FIT

10/08/2010

Criada em 1999, por Júnia Bertolino junto com o também bailarino e coreógrafo William Silva e o músico Jorge Áfrika, a Cia. Baobá de Arte Africana e Afro-brasileira surgiu para estimular e propor no cenário das artes cênicas de Belo Horizonte a representação e valorização das matrizes africanas presentes na identidade do povo brasileiro, retratados através da dança, música, poesia e teatro, a partir de pesquisas sobre a presença dessas matrizes no caldeirão da cultura nacional.

Ano passado Cia. Baobá de Dança – Minas completou 10 anos de trajetória com os espetáculos de dança, intitulado Ancestralidade: Herança do Corpo”. Concebido, dirigido e coreografado por Júnia Bertolino, sendo que o penúltimo espetáculo da Cia. é Quebrando o Silêncio.

O Trabalho conta com elenco 15 integrantes entre bailarinos, atores e percussionistas: Jander Ribeiro, Tico Percussão, Lú Silva, Andréia Pereira, Gabriela Rosário, Marisa Veloso, Júnia Bertolino, Yara Nascimento, Kênia Caroline, Victória Capilo, Tatiane Barbosa, Fred Santos, Alex Diego e Karú Torres (produção). O Espetáculo apresenta cantos populares e de artistas como Mamour Bá e Marilene Santos. Poemas: Conceição Evaristo, Júnia Bertolino, Jú Faria, Jorge África e Evandro Nunes.

 

ANCESTRALIDADE: HERANÇA DO CORPO”
Através da teatro, o canto, a música e a dança, o espetáculo ressaltar valores e temáticas importantes da cultura África e afro-brasileira como a oralidade, memória, ancestralidade e identidade, sobretudo notório saber dos mestres populares e a valorização da cultura de matriz africana. Para isto o grupo apresenta as coreografias:, “Ritual da Graça” “Dança Ancestral”, Árabe Dance, Africana e “Djembola”,. Direção e coreografias: Júnia Bertolino. O Espetáculo apresenta cantos populares e de artistas como Mamour Bá e Marilene Santos. Poemas: Conceição Evaristo, Júnia Bertolino, Jú Faria, Jorge África e Evandro Nunes.

Ficha técnica – “Quebrando O Silêncio” e “Ancestralidade: Herança do Corpo”

Direção geral e coreografia: Júnia Bertolino
Direção musical: Mamour Ba
Consultoria artística: Rui Moreira
Preparação corporal: Mestre João Bosco
Figurino: Marcial Ávila e Lu Silva
Cenário: Luciana dos Santos
Iluminação: Geraldo Otaviano
Cabelos e maquiagem: Dora Alves, Marisa Veloso e Lú Santana
Registro fotográfico e audiovisual: Netun Lima, Renata Mey e João Álvaro
Elenco: Lú Silva, Andréia Pereira, Gabriela Rosário, Marisa Veloso, Júnia Bertolino, Yara Nascimento, Kênia Caroline, Victória Capilo, Tatiane Barbosa, Jander Ribeiro, Tico Percussão, Fred Santos, Alex Diego e Karú Torres(produção).

APRESENTAÇÃO FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BELO HORIZONTE:

 

Print Friendly, PDF & Email