Agenda Negra

18/11/2010

Agenda negra *
 

                                                                         Foto de exposição de Regina Santos

Oferenda aos Orixás: uma tradição

Suzana Varjão

O 20 de novembro tem grande significado para a população afro-brasileira. Foi nesse dia que morreu o líder do mais populoso quilombo da América Latina – o Quilombo dos Palmares, destruído um ano antes (1694) do assassinato de Zumbi, num dos episódios mais sangrentos da história do Brasil, quando uma comunidade composta por cerca de 20 mil pessoas foi dizimada por tropas governamentais. Nesta data, já consolidada no calendário nacional, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra.

Instalado no cenário da luta, em Serra da Barriga (município de União de Palmares, estado de Alagoas), o Parque Memorial Quilombo dos Palmares é um dos maiores símbolos de resistência do povo negro à escravidão. E não poderia ser outro senão este o palco principal da programação montada pela Fundação Cultural Palmares para celebrar a data. Uma ação, aliás, que interessa não apenas aos negros, mas à humanidade, porque, como ocorre em relação a todo e qualquer genocídio, é importante recordar para não repetir.

AGENDA 20 – Além da programação nesse território simbólico – e sagrado -, a Palmares celebra a data de modo estruturante, transformando recursos financeiros em vetores de disseminação da cultura negra. Por meio de editais públicos, apoia projetos e promove o acesso gratuito a eventos artístico-culturais durante o mês de novembro em todas as regiões do País! Ainda da Agenda 20, consta um importante passo na direção da consolidação da Agenda Afrodescendente nas Américas: a assinatura de um convênio de cooperação entre a Palmares e a Fundación ACUA (Colômbia).

Aos eventos em Brasília, em Alagoas e nos demais estados selecionados, a Fundação acrescenta o lançamento do novo site do Parque Memorial Quilombo dos Palmares – ferramenta que irá contribuir decisivamente para a difusão da história do quilombo e do líder negro que referenciam a luta em defesa da cultura e da população afro-brasileira. Na página eletrônica, os internautas encontrarão detalhes sobre o Parque, que reconstitui alguns dos mais importantes espaços / aspectos da "república livre" de Palmares.

Com ilustrações e textos em português e inglês, o site reproduz, por exemplo, as informações sobre o mirante de onde Zumbi comandava a resistência quilombola; os pontos de fuga dos negros ante o avanço de tropas inimigas; a lagoa encantada, onde os guerreiros descansavam e afiavam as armas; o espaço reservado às práticas das religiões de matriz africana; as edificações que atestam a presença indígena nos quilombos; os canteiros das ervas e raízes utilizadas para cura, banhos e oferendas…

Enfim, é clicar http://serradabarriga.palmares.gov.br  e conferir!

Veja, no quadro, o resumo da programação prevista pela Agenda 20 de novembro.

 


Programação


Novas tecnologias, nova representação simbólica!

Abrindo o ciclo da programação preparada pela Fundação Cultural Palmares para comemorar o mês da consciência negra, está sendo lançado um pacote de comunicação que revela o passado e aponta para o futuro da instituição. Do rol de produtos, fazem parte um novo logotipo, um novo portal, uma edição especial da Revista Palmares e um novo site para o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Confira!

A MARCA – Mais moderna, legível e bonita, a nova logomarca, ou logotipo, preserva a identidade visual construída ao longo dos 22 anos de existência da Fundação Cultural Palmares – o equilíbrio e a simetria simbolizando uma das principais missões da instituição, de fazer valer a Constituição Federal, estendendo os direitos e deveres nela registrados à população afro-brasileira.
Lançamento: 05/11/2010

A REVISTA – Com 64 páginas, projeto gráfico arrojado, ilustrações criativas, fotografias de alta qualidade e textos qualificados, a publicação faz mais do que narrar as ações da Fundação Cultural Palmares em 2010: reconstrói, com o cuidado e a qualidade que o assunto merece, um capítulo relevante da história de luta em favor da cultura e da população afrodescendentes no Brasil.
Pré-lançamento: 20/11/2010

O SITE – Com ilustrações e textos em português e inglês, o site reproduz as informações sobre o mirante de onde Zumbi comandava a resistência quilombola; os pontos de fuga dos negros ante o avanço de tropas inimigas; a lagoa encantada, onde os guerreiros descansavam e afiavam as armas; o espaço reservado às práticas das religiões de matriz africana; as edificações que atestam a presença indígena nos quilombos; os canteiros das ervas e raízes utilizadas para cura, banhos e oferendas…
Lançamento: 20/11/2010

Endereço: http://serradabarriga.palmares.gov.br.

O PORTAL – Seguindo a tendência à modernização, o portal está com um layout mais atrativo e de fácil navegabilidade. Ao incorporar novas tecnologias, passou a oferecer também mais recursos técnicos, permitindo maior interatividade com os usuários – o que inclui redes sociais, que ganharam destaque no novo espaço. Twitter (texto), Flickr (foto) e YouTube (vídeo) são as principais, estando dispostas na página inicial da nova ferramenta.

Pré-lançamento: 30/112010

Endereço: www.palmares.gov.br  

Twitter
Endereço: http://twitter.com/culturanegra  

Youtube
Endereço: http://www.youtube.com/fundacaopalmares  

Flickr
Endereço: http://www.flickr.com/photos/culturanegra  

A programação, região por região

PARÁ
Belém

OFICINAS AUDIOVISUAIS EM FOCO:
O NEGRO E BELÉM

Três oficinas de audiovisual – de 8 a 12, 16 a 22, e 23 a 29 de novembro – irão preparar jovens, a partir de 18 anos, para a produção de documentários. Os próprios alunos vão roteirizar, dirigir e produzir os filmes, conduzidos a partir da presença, influência e importância da cultura negra na formação da identidade da região, em suas mais diversas manifestações: do candomblé ao carimbó, da capoeira aos movimentos sociais.

Mostra de documentários
Quando: 30 de novembro, 17:30h
Onde: Casa da Linguagem – Av. Nazaré, 31 – Nazaré
PONTO DE CONVERGÊNCIA DIGITAL DA CULTURA AFRODESCENDENTE NA AMAZÔNIA

Um novo portal na internet surge para divulgar as diversas ações de valorização e produção da cultura afro-brasileira. Com base na capital paraense, o portal, batizado como "Olhos negros", configura sua presença no ciberespaço abrangendo desde programações de Pontos de Cultura e cineclubes, até artigos sobre religiosidade, além de blog e fórum de debates. A festa de lançamento será transmitida ao vivo pela rede virtual de computadores.

Lançamento do portal
"Olhos negros" Quando:
20 de novembro, a partir das 19 h Onde: Instituto Nangetu: Tv. Pirajá, 1194,
Marco da Légua

ÁRVORES DA MEMÓRIA
CONTRIBUIÇÃO AFRICANA NO PROCESSO CIVILIZATÓRIO AMAZÔNICO

Utilizando letras de músicas do afoxé ItáLemiSinavuru, a Associação dos Filhos e Amigos do Ilê Axé IyaOmiOfaKare – AFAIA contará, numa aula-show, a história da África, dos africanos e dos afro-brasileiros. O projeto abrange também a produção de um book box, composto de DVD + três cadernos pedagógicos, a décima edição do Troféu "Ita Zumbi" (destaques na luta contra o racismo e a intolerância religiosa) e apresentações culturais na Praça da República, onde no passado existiu um cemitério de escravos.

Entrega do Troféu "Ita Zumbi"
Quando: 27 de novembro, falta horário
Onde: AFAIA – Rod. Augusto Montenegro, km 10, Cj.
Maguari, Alameda 24, nº 86


ALAGOAS
União dos Palmares

CELEBRAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Localizada no município de União dos Palmares, a Serra da Barriga, onde foi instalado o histórico Quilombo dos Palmares, é um dos mais significativos símbolos da luta pela liberdade dos negros escravizados no Brasil. Lá viveu Zumbi dos Palmares, líder negro morto em 20 de novembro de 1695. Todos os anos, neste dia, uma série de eventos religiosos e culturais marca o Dia Nacional da Consciência Negra. Homenagear Zumbi e preservar a nossa memória são os principais objetivos da celebração organizada no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, instalado da Serra.

Diálogo com Representantes de Comunidades Quilombolas
Quando: 19 de novembro
Onde:Prefeitura Municipal de União dos Palmares

Atividades no Parque Memorial 4h: Cerimônia em homenagem aos ancestrais (restrita); 8h: IségúnKáwójuba (reverência aos ancestrais africanos) e cortejo de abertura da visitação; 9h: Degustação afro-brasileira; 10h: Homenagem a Zumbi, com salva de tiros; e exposição Filhos de Zumbi, filhos da consciência, da fotógrafa Regina Santos; 13h: Apresentações culturais. Quando: 20 de novembro Onde: Serra da Barriga (União dos Palmares)


BAHIA
Salvador

ESPIA SALVADOR – TERRITÓRIO NEGRO

De 22 a 29 de novembro, das 6 às 19 h, os passageiros do trem de Salvador irão comemorar o Mês da Consciência Negra de um jeito diferente: recitais de poesia (sempre às 8h e às 12 h), shows musicais, exposições fotográfica e literária – tudo isso com o trem em movimento e os passageiros como plateia. As exposições serão produto de oficinas arte-educativas com alunos da rede pública, de 18 a 24 anos. "O que a gente quer é fazer os passageiros do trem se olharem no espelho e constatarem a importância de saber quem são na constituição deste território negro que é Salvador", diz Sueide Matos, idealizadora do projeto.

Abertura de Exposição Fotográfica
Quando: 22 de novembro, 17h
Onde: Estação da Calçada, Trem Municipal de Salvador

PERNAMBUCO
Recife

BATUQUEIROS DO SILÊNCIO – UM BAQUE DE NAÇÃO PROMOVENDO A INCLUSÃO

A oficina Batuqueiros do silêncio continua e expande a capacitação musical iniciada pelo Projeto Som da Pele com um grupo de deficientes auditivos. A metodologia deu origem ao primeiro grupo musical do gênero em Recife e agora, aliada ao som e à vibração dos Tambores Sagrados do Maracatu Nação, assim como à riqueza de nossa herança cultural africana, busca criar novas oportunidades de integração e inclusão, e, no futuro, formar um bloco carnavalesco para enriquecer a diversidade da folia em Pernambuco.

Apresentação Final da Oficina Quando: 30 de novembro, às 20 h, como parte do evento Terça Negra Onde: Pátio de São Pedro – Centro, Recife

PIAUÍ
Teresina

MUSICAL PALMARES

O espetáculo integra 10 artistas negros, entre bailarinos, atores e músicos, que desenvolvem trabalho artístico de relevância no Piauí. No roteiro, a história do povo negro e sua importância na cultura brasileira. A estreia acontece no adro da Igreja São Benedito, a única na cidade cujo padroeiro é um santo negro, localizada no centro de Teresina. Depois, o musical segue para três grandes regiões vizinhas, onde serão promovidos palestra e debate com alunos do ensino médio, seguidos de apresentação em praça pública.

Quando: De 30 de novembro (estreia) a 3 de dezembro, sempre às 19h Onde:30/11 – Adro da Igreja São Benedito, Centro 01/12 – Praça Central do Mocambinho 02/12 – Praça de Eventos do Dirceu 03/12 – Praça do Mercado do Parque Piauí


RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro

AFRICANATIVIDADE NAS ESCOLAS "É a África na Atividade, a Natividade da África, a África na veia da cultura brasileira!" A expressão é da cantora e compositora Sandra de Sá, que estará em comunidades economicamente carentes, escolas, instituições e centros de educação e cultura realizando palestras interativas para jovens e crianças. O tema norteador é "A importância da cultura dentro da educação" e como as duas caminham juntas.

Quando: 26 de novembro
Onde: faltam locais
VII ENCONTRO DE TRANCEIRAS
DO RIO DE JANEIRO

No evento carioca que já consagrou a troca de informações entre profissionais que se dedicam aos penteados afro, esta edição traz duas intervenções artísticas ao redor do tema: uma é a apresentação da peça teatral "Os nove pentes d´África", baseada no livro homônimo da escritora Cidinha da Silva e costurada por canções brasileiras em que atabaques, tambores, pandeiros, cuícas, calimbas e marimbas conferem à trilha uma sonoridade ímpar. A outra é a tarde de autógrafos do livro "Cada Fio uma História", que conta a trajetória da entidade EstimAtiva, responsável pelo Encontro.

Quando: 27 de novembro, das 10 às 17h
Onde: Sesc Madureira – R. Ewbanck da Câmara, 90

SÃO PAULO
São Paulo

Consciência, negro, consciência

Este espetáculo musical será apresentado em quatro sessões, valendo-se de recursos audiovisuais, poesia, música e dança para mesclar a diversidade de musicalidade e ritmos de origem africana, como jongo, samba, choro, afoxé, maxixe e outros. A ideia é estimular o público a uma releitura de suas origens e à reflexão sobre o difícil processo de inserção dos negros na sociedade, compartilhando emoções e refletindo sobre o seu verdadeiro papel nesse contexto.

Quando: 14 e 18 de novembro, 15h 
             20 de novembro, 18h
             24 de novembro, 20h
Onde: CEU Formosa
R. Sgto. Claudiner Evaristo Dias, s/nº, Vila Formosa


PARANÁ
Curitiba

BELEZA DOS PALMARES

A Associação Cultural de Negritude e Ação Popular – Acnap mobiliza a Boca Maldita (Praça Ozório/Rua XV de Novembro), na capital paranaense, já na manhã do dia 20, para comemorar os avanços em favor da população negra e promover o fim do preconceito e da discriminação racial. "Temos vitórias que precisam ser lembradas, como a criação das cotas, a Lei 10.639, a demarcação das terras quilombolas, o Estatuto da Igualdade Racial, entre outros", diz o presidente da entidade, Jaime Tadeu da Silva. Como destaque na programação, acontece o tradicional Concurso Beleza dos Palmares (foto).

10º Concurso Beleza dos Palmares
Quando:20 de novembro, 20 h
Onde: Sociedade Universal Curitiba R.
Comendador Roseira, 260, Prado Velho


RIO GRANDE DO SUL
Porto Alegre

HISTÓRIAS CANTADAS

Alunos da rede pública e integrantes de Pontos de Cultura da capital gaúcha participam de intervenções lúdicas e dois espetáculos musicais infantis com as canções do projeto "Histórias cantadas da infância dos mestres griôs". Será produzido, ainda, um conteúdo multimídia (áudio, vídeo, textos e fotos) para dar visibilidade à cultura afro-gaúcha na formação da identidade da criança.

Quando:19 e 26 de novembro, a partir das 15 h
Onde: Afro-Sul Odomodê: Av. Ipiranga, 3850 – Petrópolis
SANTA CATARINA
Criciúma

ESPAÇO CULTURAL AFRO-CRICIUMENSE

A comunidade escolar local ganhará condições de apropriar novos saberes sobre a cultura africana e afro-brasileira, reconhecendo-as em seu próprio meio. O projeto começa com a capacitação de professores do ensino fundamental da rede pública, prossegue com oficinas e culmina com apresentações culturais.

Quando: 20 de novembro, a partir das 9 h
Onde: Praça Nereu Ramos
São Francisco do Sul

1ª AFROFEST DA ILHA

Um grande festejo na cidade, durante dois dias, exaltará as manifestações afro-brasileiras da região norte catarinense. A proposta é resgatar as tradições culturais da população negra, com um leque de atividades que encerrarão com teatro de rua prestando tributo a Zumbi.

Quando: 19 e 20 de novembro, a partir das 8 h
Onde: Centro Histórico


DISTRITO FEDERAL
Brasília

AFRO-BRASILIENSES
Propõe a produção de 20 curta-metragens, trazendo depoimentos de 20 pessoas negras que vivem no Distrito Federal. A ideia é dar visibilidade às caras negras do povo da região e suas realidades.

Apresentação dos filmes
Quando: 24 a 27 de novembro
Onde: Festival da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha 2010, Esplanada dos Ministérios

HERANÇA AFRICANA: RETRATOS DAS
MULHERES AFRICANAS E AFRO-COLOMBIANAS

A exposição da fotógrafa camaronesa AngèleEtoundiEssamba visa resgatar a herança africana que é compartilhada pelos países latinos, além de enaltecer e reivindicar o lugar da mulher na sociedade. A mostra contribui também para o fortalecimento dos diálogos e intercâmbios culturais entre o Brasil e a Colômbia.

Mostra Fotográfica
Quando: 10 de novembro a 2 de dezembro
Onde: Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, Câmara dos Deputados, Praça dos Três Poderes

DIÁLOGOS CULTURAIS PALMARES

O projeto se constitui em ações integradas estimuladas por datas especiais para a cultura negra no Brasil e no mundo. Destina-se a contribuir com o desenvolvimento de capacidades dos servidores e colaboradores da Fundação Palmares, professores e alunos de escolas públicas do Distrito Federal.

Palestras

Tema: A importância do ensino da cultura afro-brasileira Com: Zulu Araújo, Maria Auxiliadora Lopes e Mércia Queiroz, respectivamente, presidente, conselheira e coordenadora do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) da Palmares.

Tema: Trocas no Atlântico Negro (música)
Com: Goli Guerreiro (antropóloga – BA) e Marcio Penna Corte Real (educador – GO)

Tema: Terreiros – espaços de aprendizagem e memórias Com: José Jorge de Carvalho (antropólogo – DF) e Anselmo José da Gama Santos (sacerdote de religião de matriz africana – Terreiro Mokambo – BA)

Tema: Quilombolas: entre o passado e o presente Com: Ester de Castro (comunidade quilombola de Kalunga – GO) e Givânia Maria da Silva (coordenadora geral de regularização de territórios quilombolas e líder da Comunidade de Conceição das Crioulas – PE)

Lançamento de Livro Terreiro Mokambo: espaço de aprendizagem e memória do legado banto no Brasil, de Anselmoda Gama Santos

Quando: 17 de novembro Onde: Auditório da Fundação Cultural Palmares, Setor Bancário Sul, Q 2, Lote 11, Ed. Elcy Meireles


MATO GROSSO
Barra do Garças

MINHAS RAÍZES

Este debate sobre a relação cultural afrodescendente na região do Vale do Araguaia – mais especificamente, Barra do Garças e Pontal do Araguaia, em Mato Grosso, e Aragarças, em Goiás – visa quebrar barreiras preconceituosas e contribuir para a afirmação das identidades negras que compõem a região, por meio de uma rica programação, que inclui capacitação docente e apresentações de manifestações tradicionais, como lundu e congada.

Apresentações culturais
Quando: 20 de novembro, 19 h
Onde: Arena do Porto do Baé
Rondonópolis CARAVANA NAGÔ – RETRATO ITINERANTE AFRO

De 14 a 20 de novembro, um ônibus circulará entre sete comunidades da região de Rondonópolis, selecionadas a partir de seu grau de vulnerabilidade social e acesso a bens de natureza cultural, levando leitura, oficinas (confecção de instrumentos, técnica musical, reciclagem e estética) eapresentações culturais (hip hop, samba-de-roda, dança de rua e maculelê) para seus habitantes.

Comemoração do Dia da Consciência Negra
Quando: 20 de novembro, de 8 às 12h
Onde: Praça Brasil – Centro

Print Friendly, PDF & Email