“África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas”, no Centro Cultural da Justiça Federal

11/11/2011

Até o dia 4 de dezembro você confere a exposição “África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas” no Centro Cultural da Justiça Federal, no centro do Rio. A mostra, uma parceria do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) e do Centro Cultural, trará uma abordagem áudio visual das civilizações africanas e sua história, a criatividade plástica que expressa o saber, a tradição e a simbologia epistemológica dos povos africanos na sua expressão plástica brasileira atual. O legado africano se expressa em duas vertentes: a cultural-artística e a dimensão política de defesa dos direitos humanos dos povos negros escravizados e discriminados. Integram a mostra os seguintes artistas: José Heitor da Silva (escultura em madeira), Sebastião Januário (pintura), Luiz Carlos Gá (design gráfico) e Maurício Pestana (cartuns e cartazes). Iléa Ferraz comparece com o prêmio que ela criou e que foi outorgado a Abdias Nascimento em 2007.

A exposição, que integra uma ação contínua no campo da educação promovida pelo Ipeafro, homenageará a memória do recém-falecido pintor, poeta, escritor e professor universitário Abdias Nascimento, que também foi senador, deputado federal e duas vezes secretário do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Apresentará o trabalho das instituições que ele criou desde o Teatro Experimental do Negro (1944) e o Museu de Arte Negra (1950) até o Ipeafro (1981-presente). Baseada no conteúdo do acervo Abdias Nascimento / Ipeafro, a mostra reúne pinturas de Abdias e de quatro artistas convidados, bem como peças criadas pelo Ipeafro como a Linha do Tempo dos Povos Africanos onde está ilustrada como os africanos produziram cultura e conhecimento durante milênios em liberdade e soberania.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO “ÁFRICA-BRASIL, ANCESTRALIDADE E EXPRESSÕES CONTEMPORÂNEAS”
HOMENAGEM À ABDIAS NASCIMENTO

Artistas convidados: José Heitor da Silva (escultura em madeira), Sebastião Januário (pintura), Luiz Carlos Gá (design gráfico) e Maurício Pestana (cartuns e cartazes)

Local: Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Avenida Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro
Informações: 21-3261-2550

Curadoria: Elisa Larkin Nascimento. Design museográfico: Afonnso Drumond
Realização: Ipeafro | Fundo Nacional de Cultura | Ministério da Cultura | Governo Federal

Visitação à exposição: até 4 de dezembro de 2011.
Aberta ao público de de terça a domingo, das 12h às 19h
Entrada franca
Visita orientada com a curadoria: 4 de novembro, às 17h30
Visitas guiadas: até 2 de dezembro, com agendamento prévio no setor educativo do CCJF – tel.: 21-3261-2550, de segunda a sexta-feira das 13h às 17h.

Print Friendly, PDF & Email