Acampamento Cigano São Pedro: clamor dos ciganos por terra e direitos, em Ibirité/MG

25/05/2018

Frei Gilvander Moreira

Fonte:http://gilvander.org.br/site/acampamento-cigano-sao-pedro-clamor-dos-ciganos-por-terra-e-direitos-em-ibirite-mg-25-5-2018/

Há, aproximadamente, 7 anos, ocupando um terreno que estava abandonado, coberto por lixo e entulhos, a Comunidade Cigana do Acampamento Cigano São Pedro, em Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte/MG, encontra-se sob ameaça iminente de despejo, com liminar de reintegração de posse concedida pelo Juiz Omar, da 1ª Vara Cível de Ibirité à Prefeitura do município.

Essa ação da Prefeitura contradiz o compromisso assumido com a Comunidade Cigana de que lhes seria assegurado um local com infraestrutura adequada para sua permanência. É inadmissível que essa reintegração de posse tenha como objetivo a doação do terreno para duas empresas, sem garantir terreno adequado para as famílias ciganas que ali estão. O povo cigano, comunidade tradicional de cultura milenar, tem que ter respeitada sua dignidade, seus direitos e deve ser tratado com o devido respeito pelo Poder Público. A Rede de Apoio, formada pelo CEDEFES (Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva), pela CPT-MG (Comissão Pastoral da Terra), pela Associação Nacional das Etnias Ciganas do Brasil, pelo Programa Diálogos Comunitários (em parceria com o Ministério Público/MG), por Advogadas e Advogadas Populares, pelo Ministério Público Federal, entre outros, mobiliza-se em defesa da Comunidade Cigana São Pedro. Todo apoio e solidariedade ao Povo Cigano nessa luta por respeito aos seus direitos, à sua dignidade!

 

*Filmagem feita por Valdinalva Barbosa Caldas, da Comunidade Cigana São Pedro.

Apoio: Frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação do CPT-MG. Ibirité/MG, 25 de maio de 2018.

 

Print Friendly, PDF & Email