Abrace Lagoa Santa!

17/05/2010

Abrace Lagoa Santa!

MOVIMENTO PARA CIDADANIA E PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Dia 22 de maio às 16:00 horas, acontecerá a primeira concentração popular Abrace Lagoa Santa! na orla da Lagoa Central (próximo ao número 6.000).
O evento tem o objetivo de chamar atenção para a necessidade do desenvolvimento sustentável de Lagoa Santa, para proteção de suas águas e para a defesa da Lagoa Central e de sua bacia como Patrimônio Histórico-Cultural.
A insatisfação popular começou com o anúncio e aprovação pela prefeitura de um apart hotel de 180 apartamentos na orla da Lagoa Central – o cartão postal de Lagoa Santa! Apesar de a lagoa ser tombada pelo município como Patrimônio Histórico Natural desde 2001 e estar inserida em uma área de solo frágil(1), projetos estão sendo aprovados sem que nada disso seja respeitado.
Em função disso a sociedade civil tomou algumas providências, como:
. Denunciou o fato ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, o qual em ação conjunta (Patrimônio Histórico e Meio Ambiente) interpelou Prefeito de Lagoa Santa em 12/05, e recomendou  anulação de alvarás e embargo de obras de verticalização na orla da Lagoa Central  devido a prejuízos irreparáveis ao patrimônio ambiental e cultural da comunidade.
 . Encaminhou o pedido de tombamento da bacia da Lagoa Central como Patrimônio Histórico Paisagístico Estadual ao Conselho Estadual de Patrimônio Cultural.
. Pediu à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa apoio na defesa dos nossos direitos como cidadãos, o que resultou em audiência pública onde se pediu a revogação da lei que feriu e colocou em risco o nosso Patrimônio.
. Motivou uma crescente participação da sociedade lagoasantense nas reuniões da Câmara Municipal.
E, agora, convida para esse evento que além de demonstrar a preocupação com a cidade, pretende informar a população do risco que corre seu patrimônio e  sua qualidade de vida e reafirmar a necessidade do exercício da cidadania e interferência da sociedade no planejamento do futuro de Lagoa Santa.
Tudo isso será feito através de intervenções artísticas, folclóricas, painéis explicativos, e finalizará com um cortejo na orla da Lagoa Central. Já estão confirmadas as presenças do  projeto Manuelzão com sua simbólica navegação de caiaque na lagoa, da Trupe de Palhaços Gaia com palhaços e oficina de circo e da Associação Cultural Irmandade dos Atores de Pandega com o tradicional BOI.
O movimento Abrace Lagoa Santa! conta com o apoio de importantes segmentos da sociedade, escolas particulares, ONGs ambientais, projetos, empresas ligadas a área da saúde, do esporte e do ecoturismo(2). E agora quer contar com você! Participe e Abrace Lagoa Santa!
—————————————————————————
(1)Solo Cárstico de Lagoa Santa
“O solo da região de Lagoa Santa abriga rico Patrimônio- cavernas, sítios arqueológicos e paleontológicos- fauna e flora- mas possui fragilidades que limitam o uso intensivo de seus recursos ambientais- região sujeita ao alto risco de contaminação da drenagem subterrânea, alta propensão à ocorrência de erosão e/ou movimentos gravitacionais de massa e possibilidade de indução de abatimentos do solo- podendo gerar riscos para população e rápida degradação da qualidade ambiental regional.”
Luciana  Alt – EFETIVIDADE SÓCIO AMBIENTAL DA APA CARSTE LAGOA SANTA Dissertação de Mestrado em Geografia /UFMG – 2008.
 (2)Entidades que já apoiam o movimento: 
Grupo Preserve  a  Lagoa, Movimento Pelas Serras e Águas de Minas, Juventude Ativa de Lagoa Santa, Bloco Prevenir Preservar, Escola de Samba Rainha da Lagoa – GREL, Maxxi Educacional, Estilo Pilates, FarmaAlves, Escola Palomar de Lagoa Santa, Planeta Terra  Gestão Ambiental LTDA, Odontologia R Reis, Gráfica e Editora Nova Minas Ltda, Sindicato dos Metalúrgicos de Vespasiano Lagoa Santa e Região, BRNO Design & Comunicação, Associação Ambientalista Naturae Vox, Instituto Guaicuy – SOS Rio das Velhas, Projeto Manuelzão.
Print Friendly, PDF & Email