Abolição da Escravatura é tema de mesa-redonda na Unimontes

10/05/2011

Nesta sexta-feira, 13 de maio, serão completados 123 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, decretada com a assinatura da Lei Áurea. A data será comemorada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) com o debate “13 de maio – Reflexões“. O evento acontecerá no auditório do prédio 2 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, no horário das 8h30m às 11hs30m, com a participação de professores, acadêmicos e convidados.

 

A iniciativa é do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes. Será realizada a mesa-redonda “Relações Raciais do Negro na Sociedade Brasileira”, com a participação dos professores Denílson Meireles, José Paulo Ferreira Gomes e Maria Railma Alves, da Universidade Estadual de Montes Claros, juntamente com a professora Vanessa Santos do Canto, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A mediadora do debate será a professora Letícia Freire, do NEAB/Unimontes.

 

O professor José Paulo Ferreira Gomes, coordenador executivo do NEAB, destaca que o 13 de maio é uma data oportuna para as reflexões sobre a abolição da escravatura e  outras questões relacionadas à raça negra como a luta contra o preconceito, a discriminação e contra o racismo. “Além disso, é necessário divulgar ao povo brasileiro que o movimento abolicionista no país envolveu também pessoas anônimas e personagens ilustres como José do Patrocínio e Zumbi dos Palmares".

Print Friendly, PDF & Email